Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

Apoio irrestrito marca audiência por curso de medicina em Sinop

O evento reuniu políticos, profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral para discutir a falta de profissionais médicos e o curso de formação.


Mais de 400 pessoas compareceram à audiência pública convocada pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) na noite desta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Sinop, onde se discutiu a necessidade e os caminhos que possam garantir a implantação do curso de medicina no campus sinopense da Universidade do Estado de Mato Grosso – UFMT.

Participaram da discussão o secretário de saúde Pedro Henri (PP), deputado federal Roberto Doerner (PSD), Os deputados estaduais Baiano Filho (PMDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM), prefeitos e vereadores da região.

Na abertura dos trabalhos um vídeo mostrou que o sonho pelo curso de graduação vem desde os tempos do colonizador Ênio Pipino. Em seguida Nilson Leitão apresentou dados do censo educacional que mostram o déficit na área de ciências da saúde, números que serviram para balizar o requerimento feito ao MEC para a criação do curso em Sinop.

“Já existe um plano do governo federal para expandir a faculdade de medicina no Brasil e nós tivemos a satisfação de nesses 40 dias que tomamos posse de entrar com a nossa indicação, com requerimento pra poder fazer essa audiência pública aqui em Sinop e iniciar, sair na frente dos demais municípios” disse Leitão afirmando ainda ser necessária a união de todos; “Se Sinop não se unir em relação a isso, fatalmente outros municípios vão se unir, se organizar e acabarão levando esse debate a outra cidade, a outro Estado e isso é um prejuízo enorme pra uma região como a nossa que tem esse grande sonho”.

Falando em nome dos profissionais médicos atuantes em Sinop, o delegado do Conselho Regional de Medicina, Dr. Frederico Bussolaro defendeu a necessidade do curso, mas lembrou que o curso por sí só, não deve ser a bandeira de luta, mas um curso por excelência “O CRM quer que o curso venha para Sinop com a condição de excelência de estudo, de oferta de emprego, e que o município, Estado e a União possam criar condições para que essa faculdade funcione".

O ponto alto da audiência foi o fala da reitora da UFMT Maria Lucia Cavalli Neder que se comprometeu a lutar pelo curso. “Sou entusiasta da interiorização da universidade. Fui a primeira a defender essa bandeira ainda nos anos 70. Como reitora da universidade e autora de diversos projetos no sentido de levar a universidade pública aos municípios do interior, quero dizer que minha luta será para não apenas instalarmos o curso de medicina no campus de Sinop, mas pelo menos outros 20 em áreas essenciais para o fortalecimento e desenvolvimento de toda essa região”.

Finalizando o evento o deputado Nilson Leitão se disse satisfeito com receptividade de todos diante da nova bandeira e mandou recado à classe politica. “Se a classe politica se unir e não tiver no meio do caminho nenhum tipo de desejo de atrapalhar esse sonho, nós teremos a faculdade de medicina aqui nos próximos anos com certeza”.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet