Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

ufmt

Empresa constrói laboratório da UFMT para sanar infrações

Foto: Reprodução

Empresa constrói laboratório da UFMT para sanar infrações
Um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e a empresa Sulina Comércio de Óleos Vegetais, no município de Rondonópolis, viabilizou a construção de um Laboratório de Análises Hídricas e Ecologia Aplicada para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A solenidade de entrega do empreendimento será realizada nesta quarta-feira (21), às 17h, no campus da UFMT do município.


De acordo com a promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, a empresa foi autuada por várias infrações ambientais e, como forma de composição civil pelos danos causados, comprometeu-se a viabilizar a construção do laboratório de análise hídrica. O acordo foi firmado perante o Ministério Público com a participação da UFMT, em abril de 2010.

O laboratório foi construído em uma área total de 100 m2, conforme previsão estabelecida em planta padrão da Universidade. “Além de cumprir a obrigação referente à construção do laboratório, a empresa Sulina Comércio de Óleos Vegetais também teve que promover a regularização ambiental frente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente para obtenção da Licença de Operação”, informou a promotora de Justiça.

A pesquisadora e professora doutora Simoni Maria Loverde Oliveira, do Departamento de Ciências Biológicas, será responsável pelo laboratório. Além de pesquisas, o local será utilizado para perícias ambientais para avaliar a qualidade da água. Na cidade não há estrutura apropriada para este tipo de trabalho. “O laboratório vai ajudar a assessorar órgãos ambientais nas perícias. Hoje esse trabalho é encaminhado para Cuiabá”, disse.

Ainda não há previsão para que o Laboratório de Análises Hídricas e Ecologia Aplicada entre em funcionamento, pois ainda resta equipá-lo. Por meio de outra parceria com o MP, a pesquisadora conseguiu aparelhos portáteis utilizados para medição da água. Outra empresa autuada por infrações ambientais doou os equipamentos. “Já estamos organizando novos projetos e outras possibilidades de equipar o laboratório”. Com informações da assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet