Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Esquentar alimento não altera o valor calórico, explica endocrinologista

Se a sua dúvida não foi respondida no Bem Estar desta quarta-feira (21), fique tranquilo. É provável que ela tenha sido esclarecida logo após o programa, em uma conversa com a endocrinologista Cintia Cercato, do Hospital das Clínicas (HC) em São Paulo.


Para as refeições fracionadas, feitas no intervalo entre as principais, a médica recomendou frutas, iogurte, barra de cereal e outros alimentos leves e saudáveis.

Para quem tem um índice de massa corporal (IMC) adequado, mas mesmo assim apresenta uma barriga saliente, Cintia sugeriu intensificar a prática de exercícios físicos. E as mulheres que querem reduzir a celulite, motivada também por fatores genéticos, é importante beber muito líquido, evitar gorduras e o efeito sanfona, e eventualmente fazer uma drenagem linfática.

A especialista também indicou começar as refeições por um prato de salada, para diminuir a fome. Ela destacou o papel da mastigação na sensação de saciedade.

Na sequência, Cintia disse que pessoas muito obesas têm mais dificuldade para perder e, sobretudo, manter o peso sozinhas, sem a ajuda de remédios. Quando um indivíduo emagrece, também elimina massa muscular, o que freia o metabolismo e pode favorecer a um ganho de peso posterior. O ideal, portanto, é que 75% da perda seja de gordura e só 24% de músculos.

Extrapolar um pouco na alimentação durante o fim de semana, desde que a pessoa se cuide ao longo da semana, é possível, na opinião da endocrinologista. Ela ressaltou, ainda, que os médicos sempre batem na tecla das frutas, verduras e legumes não só porque eles têm menos calorias, mas também porque contêm vitaminas e nutrientes essenciais à saúde. A dica é experimentar outras opções, mudar o tempero ou adicionar algum molho.

Em relação às frutas, a especialista sugeriu abacaxi, melão ou outras espécies da época e da preferência de cada um. E os doces não devem ser demonizados, mas também não podem ser incluídos o tempo todo.

Cintia também disse que o misto frio ou quente tem a mesma quantidade de calorias, pois o fato de esquentar o alimento não altera esse valor. Dietas que abrangem apenas um grupo alimentar, como carboidratos e proteínas, podem gerar um resultado melhor no curto prazo, mas com o tempo perdem o efeito e podem levar até a uma deficiência de vitaminas e outros nutrientes.

Em seguida, a médica comentou sobre a "febre" de óleo de cártamo e água de berinjela para emagrecer, mas segundo ela não há evidências científicas. Para quem gosta de uma cerveja de vez em quando, o problema é a quantidade consumida e acompanhamentos muitos gordurosos, como linguicinhas, amendoins e outros aperitivos.

Cintia explicou, ainda, que algumas pessoas têm dificuldade de ganhar peso, pois são resistentes à obesidade. É a chamada "magreza constitucional", e o único problema a longo prazo é de osteoporose. Por isso, em geral esses indivíduos não precisam se preocupar, já que com o passar do tempo é normal engordar e desacelerar o metabolismo.

Mulheres grávidas podem consumir alimentos light e diet, mas não devem usar adoçantes à base de sacarina ou ciclamato de sódio. Os feitos com aspartame, sucralose ou acessulfame podem ser usados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet