Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

NORTÃO

Governo licita mais duas usinas no rio Teles Pires até o fim de dezembro

Foto: Reprodução/Ilustração

Governo licita mais duas usinas no rio Teles Pires até o fim de dezembro
RO presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, confirmou na quarta-feira, durante evento no Rio de Janeiro, que duas Usinas Hidrelétricas de Energia (UHE) em Mato Grosso devem ser levadas a leilão no mês de dezembro – a UHE Sinop e UHE São Manoel, ambas no rio Teles Pires.


“Estamos mandando para o Tribunal de Contas da União", afirmou Tolmasquim, lembrando que em todo o país são nove os empreendimentos a serem leiloados: São Roque, no rio Canoas (SC); Cachoeira do Caldeirão, no rio Araguaí (AP); e outras quatro localizadas na bacia do Parnaíba, no Piauí: Cachoeira, Estreito, Castelhano e Ribeiro Gonçalves, além das duas no Nortão de Mato Grosso.

Além disso, existe a possibilidade da participação da décima usina na licitação, mas depende do tempo hábil para o licenciamento ambiental. Os empreendimentos deverão gerar energia a partir de 2016.

A UHE Sinop terá o parque de turbinas instalado em Cláudia (580 km de Cuiabá e 80 km de Sinop), com capacidade instalada de 460 megawatts (MW) de energia. Já a São Manoel é na região de Alta Floresta, com capacidade instalada de 1,8 mil MW. Além destas, duas já estão em construção – a UHE Colíder (que foi embargada esta semana por problemas ambientais) e a UHE Teles Pires, entre Alta Floresta, Paranaíta e a divisa com o Estado do Pará.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet