Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Líder do PSB é eleita ministra do TCU com 45% dos votos

A líder do PSB na Câmara dos Deputados, Ana Arraes (PE), foi eleita nesta quarta-feira (21) como ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) com 45% dos votos dos deputados presentes em plenário. Ela teve 222 dos 493 votantes. O relator do Código Florestal , Aldo Rebelo (PC do B) ficou 149 votos. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição de controle externo.


No meio político em Brasília, o comentário é de que além do carisma e tradição política da nova ministra, a força do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, foi decisiva no processo. Ele é filho da parlamentar e neto do histórico ex-governador do Estado, Miguel Arraes. O presidente do PSB de Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira coordenou campanha da deputada nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Em sua fala após o anúncio da vitória, Ana Arraes creditou sim sua vitória ao filho e também a sua dedicação de unir bancadas. “Foi uma prova de força política, que conseguiu juntar partidos. A candidata também respondeu com um nome para agregar”.

A parlamentar comentou sobre as qualidades do filho ante a crítica de pressão sobre bancadas. “Coloquei ele no mundo, eduquei e dei princípios. Nossa relação não é de governador e deputada”. O governador Eduardo esteve em Brasília ontem.

Além do partido da deputada, parlamentares do PSDB, PV, PTB e DEM votaram nela. Sua nova missão, diz, é informar gestores para a melhor aplicação dos recursos públicos. “Tenho uma tarefa importante porque o povo vai estar lá (TCU). É o zelo com o dinheiro público que vai fazer a justiça social”, disse.

Ana Arraes também disse que fez “campanha de respeito a todos os colegas”, porque ninguém a viu “falando mal de ninguém”.

Após sua vitória na votação, a nova ministra recebeu telefonema do presidente do TCU, ministro Benajmin Zymler, e do ex-presidente Lula.

Orientação

Valtenir diz que Ana Arraes vai levar para o TCU a proposta de prevenção e orientação para gestores públicos de cidades e governos estaduais de todo o Brasil que utilizam recursos do governo federal.

“A nossa líder Ana Arraes tem a missão que dignifica a política brasileira, devido sua história familiar de luta pela democracia”, avalia. “Ao ir para o TCU ela vai servir a nação com o desafio de colocar em prática a estratégia de orientação da correta aplicação de dinheiro público”.

Segundo Valtenir, do ponto de vista político do PSB, a vitória da deputada Ana Arraes é resultado da aglutinação de forças do Brasil. “É vitória da liderança do governador e presidente do PSB, Eduardo Campos. Mostra um partido unido e com capacidade de articulação com outras lideranças e partidos da política brasileira”.

O terceiro colocado da disputa, Átila Lins (PMDB-AM) teve 47 votos; Damião Feliciano (PDT-PB) 33 votos; Milton Monti (PR-SP), 30 votos e o sexto colocado, auditor fiscal Rosendo Severo, indicado pelo PPS, obteve 10 votos. Dois votos foram em branco.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet