Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Reino Unido libera teste de técnica que usa células-tronco embrionárias

A agência que regula produtos e tratamentos de saúde no Reino Unido autorizou nesta quinta-feira (22) testes de um tratamento baseado em células-tronco para a doença de Stargardt, que atinge adolescentes e pode provocar cegueira.


“É a primeira vez que um teste com células-tronco embrionárias é aprovado em qualquer outro lugar do mundo”, disse Robert Lanza, chefe científico do ACT, laboratório norte-americano que desenvolveu a tecnologia e já conduz o tratamento em uma paciente nos EUA.

Os testes no Reino Unido serão feitos no Hospital de Olhos Moorfields, em Londres, e vão começar dentro de alguns meses. A doença de Stargardt é uma degeneração macular, ou seja, danifica a retina aos poucos até que a pessoa fique cega.

Na técnica, células-tronco humanas embrionárias são transformadas em células do epitélio pigmentário retinal, que é a parte do olho danificada pela doença. Com uma agulha, essas células são colocadas dentro do olho com o objetivo de frear o avanço da doença e tentar reverter o processo.

Se funcionar, a estratégia pode ser adaptada para tratar outras doenças do tipo. “Ao todo, doenças degenerativas do olho afetam mais de 25 milhões de pessoas apenas nos EUA e na Europa. Essas doenças têm um impacto devastador nos pacientes e em suas famílias, o que é um fator que motiva muito o desenvolvimento desse novo tratamento”, relatou Lanza.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet