Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

Trabalho, emprego e educação” é tema de palestra no MT Preparatório

Os alunos que estudam no MT Preparatório participaram de palestra, na manhã desta quinta-feira (22.09), com o Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto, um dos maiores pensadores, pesquisadores e escritores da política educacional e da relação entre educação e trabalho da atualidade. A palestra “Mundo do trabalho, crise do emprego e a educação no Brasil” foi transmitida ao vivo do estúdio de TV da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), através da plataforma do programa educacional IPTV.


Segundo o secretário Eliene Lima, a intenção foi levar a experiência do professor Frigotto, aos 141 municípios de Mato Grosso atendidos pelo MT Preparatório. “Além de beneficiar os alunos, a palestra também permitirá às pessoas que cuidam da educação no Estado, diretores das escolas, assessores pedagógicos - a sociedade como um todo - reflitam sobre a educação profissionalizante e o mercado de trabalho”.
O professor Frigotto pontuou que vivemos uma grande contradição no que se refere ao mundo do trabalho hoje. “Isso porque em todas as áreas as novas tecnologias ajudam o homem a não sofrer tanto”. Mas, ao mesmo tempo em que tiram os empregos, as tecnologias os produzem. “Só que essa relação não é proporcional”, afirma o pesquisador, acrescentando que a crise empregatícia afeta especialmente a geração que tem entre 18 e 30 anos.

Frigotto informa que há uma preocupação mundial sobre o que fazer com o jovem ao sair do nível médio e da universidade e “dá com a cara com o mundo do trabalho”. No entanto, o Brasil vive um período virtuoso, pois há grandes possibilidades na área da indústria, da agricultura, dos serviços e das artes. “O importante é discutir a base de formação do jovem no ensino médio e médio e tecnológico”, afirma.

O pesquisador afirmou também que com o processo de mundialização e globalização não se sabe mais onde as pessoas irão trabalhar. “Nosso compromisso é dar aos alunos uma base técnica e de cidadania, para que ele seja capaz de ler a realidade e se organizar para poder interferir, em qualquer lugar”, conclui o professor.

“Estou muito feliz em ouvir do secretário Eliene suas ideias de utilizar a Secitec para fazer uma ponte, uma articulação com a rede de escolas estaduais de Mato Grosso. As escolas estaduais do Brasil estão muito precárias. Não podemos jogar essa realidade para debaixo do tapete. Este é o nosso grande desafio das próximas décadas”, finaliza o pesquisador, que é autor de mais de 20 livros na área educacional.

O MT Preparatório completou recentemente (16.09) um mês de atividades. No total 23 mil pessoas são atendidas pelo programa, entre alunos do 3º ano da rede pública estadual, reeducandos das unidades prisionais do Estado e concluintes do Ensino Médio, com aulas preparatórias para exames seletivos, como Enem, vestibular e concurso público.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet