Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Educação

PAZ NAS ESCOLAS

Fórum reúne comunidade para debater sobre violência

Foto: Matusalem Teixeira/Ascom

Fórum reúne comunidade para debater sobre violência
A Escola Estadual Daniel Martins de Moura, localizada na Vila Operária, em Rondonópolis, foi palco nesta quinta-feira (22) do primeiro pré-Fórum ‘Paz nas Escolas’, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semec). Pais, professores, alunos e autoridades trocaram experiências e relataram a realidade sobre a convivência dos alunos em instituições de ensino da cidade.


Representantes da Promotoria da Infância e Juventude, Polícia Militar, Conselho Tutelar, entre outros setores da sociedade também participaram. O bullying é o tema central e prioritário da iniciativa e vem sendo discutido nas escolas municipais e estaduais desde o primeiro semestre de 2011. São realizados trabalhos internos de pesquisa em cada unidade.

A abertura do Fórum foi realizada na quarta-feira (21), Dia Municipal da Paz. As discussões ocorreram durante toda a quinta-feira. Todas as instituições municipais e estaduais do município foram convidadas e 26 delas compareceram com seus representantes, sendo o diretor e um pai ou aluno.

Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar os principais problemas que ocorrem atualmente nas escolas de Rondonópolis, assim como, quais as medidas adotadas em cada instituição. Diante do exposto, também foram levantadas propostas de medidas para o enfrentamento da problemática.

Nos dias 29 e 30 de setembro será realizado em Cuiabá o 1º Fórum Paz nas Escolas, que vai reunir informações de todos os municípios que fizeram seus levantamentos. O objetivo é criar um cronograma de ações para ser aplicado no dia a dia da escola.

De acordo com a coordenadora do Fórum, Jaíde Mesquita, expor a realidade da violência é o começo do caminho para instalar de fato a paz nas escolas. ”Estamos vendo a realidade com abusos sexuais, discriminações por etnia ou classe social. E obviamente tem de haver uma preocupação em buscarmos saídas para estas situações.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet