Olhar Direto

Domingo, 25 de agosto de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Mato Grosso atinge 100% de cobertura vacinal na 2ª etapa contra a Pólio

A Secretaria de Estado de Saúde atingiu cobertura vacinal de 100% da segunda etapa da Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite. A vacinação aconteceu nos 141 municípios, onde foram aplicadas, no total, 245.315 doses de uma meta de 244.666. As crianças vacinadas correspondem a faixa etária de zero a 4 anos e 11 meses. Juntamente com a Campanha contra a poliomielite na segunda etapa aconteceu a Campanha segmentada do Sarampo. Neste caso, a idade das crianças a serem vacinadas é 1 ano até menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias).


A meta de vacinação contra o sarampo é vacinar 298.474 crianças. Para alcançar essa meta foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 358.170 doses. Até a presente data (26.09) foram vacinadas 266.284 crianças contra o sarampo, dado uma cobertura vacinal de 89,22%. A Campanha contra o sarampo segue até o dia 30 de setembro. Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento, onde as vacinas estarão disponíveis nos postos de vacinação.

TIRANDO DÚVIDAS

As vacinas contra polio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação porque elas reforçam a proteção da saúde delas.

Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas?

Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A Pólio- A poliomielite (pólio) é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

O Sarampo - O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet