Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Disque-Denúncia já recebeu mais de 460 ligações em 2009

O Disque-Denúncia da Polícia Militar – que funciona 24 horas em todo território nacional – já recebeu no ano de 2009, 469 denúncias somente no período de 1º de janeiro a 15 de abril, de acordo com informações da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar. O Disque-Denúncia funciona, gratuitamente, pelo 0800-653939. Em 2008, foram mais de 1,2 mil ligações. O número de trotes a este serviço é considerado extremamente baixo.


Na semana passada, uma denúncia feita ao 0800-653939 ajudou também na identificação do estuprador e assassino do menino Kaytto Guilherme do Nascimento Pinto, 10, o ex-presidiário, Edson Alves Delfino, 29. Na data de 16 de abril, foi realizada a denúncia de número 468/2009 para a PM informando sobre o pedreiro que havia atuado em uma reforma do prédio onde a criança morava. O mesmo possuía uma moto preta, mesmo cor do veículo usado para o seqüestro da criança. Imediatamente a checagem do nome do mesmo e constatação de passagem criminal por atentado violento ao pudor e homicídio, as informações foram compartilhadas a Polícia Judiciária Civil e Polícia Rodoviária Federal. A prisão foi realizada ainda na sexta-feira pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Há oito anos funcionando o serviço já auxiliou direta e indiretamente em mais de 600 prisões, dentre elas de presos de extrema periculosidade como o do pistoleiro Hércules Araújo Agostinho, que foi encontrado na cidade de Machadinho do Oeste (RO), no ano de 2003. Por se tratar de um Serviço de Inteligência, táticas e procedimentos são adotados para o levantamento da informação e, por conseqüência, as ações demandam de um pouco mais de tempo, respeitando às exceções, como por exemplo denúncias sobre fuga de presos. Cabe aos policiais que atuam na área de Inteligência realizar levantamentos que sirvam de subsídios para a realização de operações contra o tráfico de drogas, dentre outras.

Em 2009, a Agência Central de Inteligência auxiliou no desencadeamento de quatro operações de combate a tráfico de drogas, sendo a mais recente em 17 de abril, que culminou com apreensão de 800 gramas de entorpecente, além da apreensão de dezenas de objetos roubados e trocados em pontos de distribuição de drogas. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na área do bairro Planalto. A ACI também auxilia em informações para as ações integradas desencadeadas pelas forças de segurança. Em muitos casos, as informações colhidas por meio do Disque-Denúncia são encaminhadas para os batalhões que dão continuidade ao trabalho de investigação. 

Internet - De acordo com os coordenadores do Disque-Denúncia, se o denunciante quiser pode encaminhar arquivos ou mídias utilizando o link que existe na página da Instituição, o www.pm.mt.gov.br. Se a pessoa preferir ainda pode encaminhar uma correspondência para avenida Historiador Rubens de Mendonça, número 6.135, no bairro Jardim Novo Paraíso, em Cuiabá. O CEP é o 78055-500, aos cuidados da Agência de Inteligência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet