Olhar Direto

Sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Notícias | Economia

TELES PIRES TAPAJÓS

Empresários pedem retomada de estudos para hidrovias

Comitiva de empresários, parlamentares e membros do poder executivo de Mato Grosso pediram ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a retomada dos estudos de viabilidade técnica e ambiental da hivrovia Teles-Pires Tapajós e Juruena Tapajós, no norte do Estado.


A reivindicação foi feita nesta semana pelo secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, que esteve em Brasília para pedir mais atenção do governo federal aos investimentos em logística de transportes que beneficiem o escoamento da produção de grãos da região centro-oeste do país.

Segundo ele, muitos investimentos no setor ficaram paralisados desde o escândalo do Mensalão do PR (Partido da República) que provocou a saída do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e do ex-diretor geral do Departamento Nacional de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot, e a revisão das metas de investimento por parte do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O Dnit já havia lançado os projetos para realização de estudos de viabilidade técnica e ambiental que foram suspensas posteriormente. Esta reivindicação é para que o governo federal retome os trabalhos. Trouxemos, inclusive, o termo de referência com o Dnit para mostrar que os projetos para realização dos estudos estavam adiantados”, informou Vuolo, que garantiu o apoio do governo estadual aos setores produtivos interessados na redução do custo do frete.

O sistema hidroviário Teles Pires-Tapajós e Tapajós Juruena partirá a partir de Sinop, passará pelo município de Cachoeira Resteira (MT), na divisa com o Pará, e chegará a São Luis do Tapajós.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet