Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SAIBA MAIS

Empresário diz que contaminação do açaí só ocorre por falta de estrutura

Foto: Alline Marques-OD

Produto comprado no Pará possui certificado do Ministério da Agricultura

Produto comprado no Pará possui certificado do Ministério da Agricultura

Após a polêmica envolvendo o açaí, que pode ser um dos vilões do surto de toxoplasmose em Cuiabá, anunciado esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, o empresário Márcio Aguiar, sócio do Açaí do Mato, tratou logo de esclarecer sobre quais são as procedências do produto consumido por seus clientes e explicou que caso seja confirmada a contaminação pela fruta é por falta de estrutura e conhecimento de quem administra o açaí.


“O surto não é de responsabilidade apenas do açaí. Se for confirmado, a contaminação aconteceu por falta de estrutura e conhecimento. Isso porque, aqui tomamos todos os cuidados necessários para conservar a fruta de forma adequada para o consumo. Toda pessoa que trabalha no ramo alimentício que não tomar cuidado está sujeito a doenças como toxoplasmose”, argumentou em entrevista ao Olhar Direto.

Aguiar fez questão de abrir as porta do Açaí do Mato para a reportagem do Olhar Direto e revelar os cuidados que se deve ter com o produto. O empresário mostrou a câmera fria onde é armazenada a fruta numa temperatura de 15 graus negativos. Segundo ele, esta é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Alline Marques
                                   Fruta fica congelada em câmera fria a 15 graus negativo

Além disso, Márcio fez questão de mostrar que todos os produtos adquiridos no estado do Pará possuem os certificados do Ministério da Agricultura. Antes de ser consumido, o produto ainda passa pela cozinha industrial, existente no próprio estabelecimento, na qual a fruta passa por alguns equipamentos próprios para se tornar a polpa que será consumida. Durante o manuseio da fruta, os funcionários usam luvas e toucas, além de serem acompanhados diretamente pelos donos.

Foto: Alline Marques
          Cozinha industrial onde a fruta é transformada em polpa para ser consumida

“Posso garantir que o açaí tem muitos benefícios e a toxoplasmose é uma doença transmitida pelas fezes do gato, podendo estar em qualquer alimento, mas posso assegurar que o nosso produto é 100% seguro”, afirmou.

Márcio destaca ainda todo o lixo orgânico é reciclado e usado como adubo na horta que fica ao fundo do estabelecimento, além da sobra ser doada. A loja está no mercado há dois anos e está até expandido os negócios, um novo Açaí do Mato será inaugurado no Jardim das Américas até o começo de novembro.

Sendo assim, o empresário garante que 80% de seus clientes consomem o produto diariamente e nunca tiveram problemas. A maioria deles é praticante de esporte e está preocupada com a qualidade de vida, sendo bastante exigente. Em dois anos, o crescimento do público foi significativo e, mais do que isso, Márcio ganhou a fidelização dos fregueses.

O empresário destaca ainda os benefícios do açaí, uma fruta energética, fonte vitaminas, cálcio e fibra, além de ter diversas propriedades medicinais. Ele conta que o produto combate o envelhecimento e elimina os radicais livres, além de ser oxidante.

Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde ainda não confirmou que o açaí seja a fonte de contaminação e ainda investiga os 30 casos registrados em nove dias na cidade. Em comunicado oficial neste fim de semana, a pasta adiantou também que nenhuma outra ocorrência da doença foi notificada.

A toxoplasmose é transmitida pelas fezes do gato, mas a forma mais comum de contaminação é por alimentos mal lavados, consumo de carne crua ou mal passada e até água de procedência duvidosa.

Além disso, na maioria dos casos a doença é assintomática e acredita-se que mais de 70% da população já tenha sido infectada, mas não apresentou nenhum sintoma, sendo o próprio sistema imunológico da pessoa capaz de eliminar o protozoário.


                  Cozinha onde o açaí é preparado para ir às taças e ser consumido
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet