Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cultura

entre amigos

Conselho de Cultura tem novos membros

Foto: Ednilson Aguiar/SECOM-MT

Conselho de Cultura  tem novos membros
Foram empossados, na tarde de ontem (22), os novos membros do Conselho Estadual de Cultura. A cerimônia de posse ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Instrução. Dentre os membros, 13 são titulares e 12 suplentes, divididos entre sociedade civil e poder público, para o mandato de 2009/2010.


Os conselheiros têm o papel de analisar os projetos que irão ser beneficiados com o recurso do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, e terão como finalidade unificar as ações de incentivo à produção cultural do Estado, visando dar mais legitimidade e transparência ao processo de seleção do edital do fundo de fomento à cultura.

“A classe artística de Mato Grosso, é rica em talentos, somos em 13 membros titulares, e iremos analisar os projetos e os perfis culturais que foram inscritos no edital deste ano, no que diz respeito ao quesito arte, documentação, e analisar se estão, ou não, de acordo com as normas do governo”, disse o novo conselheiro, e artista Jhony Everson de Jesus.

Jhony Everson aponta que, os conselheiros são o suporte que liga os artistas aos recursos. “Iremos ajudar a todos no que for preciso igualitariamente, dentro das normas exigidas pelo decreto”, disse Jhony Everson.

Já um dos suplentes, o historiador Aníbal de Alencastro, disse que a eleição para os novos conselheiros do Fundo valoriza a cultura e dá suporte ao governo, além de reciclar a equipe. “A renovação do conselho é de suma importância, assim todos podem acompanhar e fazer parte deste quadro importante, no setor cultural”. Disse o historiador.

O secretário municipal de cultura Mário Olimpio, disse que o novo edital de Fomento à Cultura, vai diminuir a insatisfação e aumentar a qualidade das propostas. Ele disse ainda que a Secretaria de Estado de Cultura faz hoje, um trabalho excelente, e que o município apoia, e apoiará a SEC, no que diz respeito ao avanço cultural.

Mário Olímpio disse ainda que os editais deste ano, avançaram, oportunizando a todos os municípios, a participação nos editais. "Os editais que estão à disposição no setor cultural hoje, está sendo objeto de Estudo no Conselho Municipal de Cultura. Também será outro edital que iremos estudar, pois o governos tem que dar o suporte aos artistas, e mostrar a todos o caminhos a serem seguidos”, disse.

Thiago Dezam, artista e produtor cultural, destacou que é muito importante a troca dos conselheiros. O Secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga frisou que a SEC irá continuar a fazer a Lei, os Decretos e os editais funcionar. "Continuaremos com as reformas julgando e definindo o melhor para o setor cultural. Agora os novos conselheiros devem criam um regimento interno que é de suma importância, para que tudo seja conduzido da melhor forma”, disse Pitaluga.

O secretário frisou que em 2008 o conselho recebeu um total de 1.200 propostas, sendo aprovados um total de 150, e desaprovado um total de 1.050 projetos. “Muitos artistas ficaram chateados, mas fizemos tudo que foi necessário ao analisar cada projeto. Todos foram analisados de acordo com as normas exigidas nos editais”, relembra.

Eleiçao

Após cerimônia de posse, os novos conselheiros e o secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, se reuniram para definir o novo presidente, e vice-presidente do novo conselho. Durante a eleição os conselheiros elegeram o artista e músico Jhony Everson de Jesus, como novo presidente e Tânia Mara como a vice-presidente.

A respeito de não ser mais o presidente do Conselho de Cultura, o Secretário Paulo Pitaluga lembra que agora Mato Grosso entra na lista dos quase 23 estados que o Secretário de Cultura não preside o Conselho de Cultura. Ele afirma que ao eleger um membro da comunidade artística para ser presidente, o Conselho ganha mais transparência e autonomia.

"O secretário de Cultura tem uma função muito importante que é pensar, desenvolver políticas públicas, ações para fomentar a Cultura no Estado. Exemplo disso é a interiorizaçao da Cultura, que já estamos colocando em prática através do Edital", finalizou Pitaluga.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet