Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

terra atacada

Sipam alerta sobre novos desmatamentos

Foto: manuelzao

Sipam alerta sobre novos desmatamentos
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) começa a notificar autoridades sobre novos desmatamentos identificados em unidades de conservação e terras indígenas do Mato Grosso. As áreas, que variam de 0,1 até mais de mil hectares, foram registradas em imagens do satélite LandSat, obtidas no segundo semestre de 2008, e interpretadas pelos analistas do órgão no último levantamento do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (ProAE).


As notificações contêm a imagem da área enfocada com respectivas coordenadas geográficas e apontamento das porções desmatadas a cada ano, de 2005 a 2008. Ao todo, são mais de 20 alertas, encaminhados à Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministérios Públicos Estadual e Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), de acordo com a responsabilidade pela área.

“Além de notificar, pedimos que os órgãos responsáveis enviem equipe para validação dos dados em campo e nos informem sobre as providências e encaminhamentos realizados”, explica Janete Rodrigues, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto do Sipam em Porto Velho (RO). Sobretudo no Mato Grosso, onde áreas de cerrado dificultam a interpretação das imagens, é essencial a verificação in loco para corroborar ou refutar a informação de desmatamento. Porém, tal trabalho cabe aos órgãos diretamente responsáveis pela preservação do meio ambiente.


No levantamento deste ano, embora apareçam grandes áreas de corte raso da mata, destacam-se pequenos pontos de desmatamento, que indicam o corte seletivo de árvores mais valiosas e abertura de picadas.

De acordo com os especialistas, esses são os primeiros indícios de que a área está em risco e poderá ser totalmente devastada. Por isso, as informações podem levar órgãos públicos a impedir que áreas de preservação – onde não deveria ocorrer qualquer desmate - sejam ainda mais afetadas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet