Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Fagundes apresenta medidas de combates a drogas em MT

O deputado federal, Wellington Fagundes (PR/MT), apresentou nesta terça-feira (04) à Comissão Especial de Políticas Antidrogas da Câmara dos Deputados, um pré-relatório sugerindo medidas a serem adotadas pelo governo federal e estadual para combater, prevenir o uso e a entrada de drogas no Estado de Mato Grosso.


O pacote de medidas foi formulado durante seminário realizado em Cuiabá, no final do mês de agosto. O deputado Wellington Fagundes, foi o coordenador estadual da Comissão. Para o republicano é preciso mais atenção e investimentos para fiscalizar as áreas de fronteira de Mato Grosso. “O Estado tem mais de 720 km de fronteira seca com a Bolívia e a falta de agentes policiais acaba facilitando a entrada de drogas no país, principalmente da cocaína”, explica.

Os traficantes têm utilizado o meio aéreo como principal transporte trazer a droga para o país. Os criminosos utilizam aviões de pequeno porte com capacidade para vôos de baixa altitude, que não são detectados pelos radares. Fagundes defende que o governo invista na fiscalização aérea para combater o tráfico.

A maior parte da cocaína apreendida no Brasil tem origem Boliviana. O documento mostra que traficantes têm desenvolvido tecnologias que aumentam a produção e conscientemente o tráfico da droga. A colheita da folha da coca que antes levava cerca de quatro a cinco meses, hoje é feita com apenas três meses.

Tratamento

Fagundes defende também mudanças na abordagem e no tratamento de dependentes químicos. “O primeiro passo é quanto a maneira de enxergar o viciado, não como marginal, mas como um indivíduo doente”, ressalta Wellington Fagundes.

O pré-relatório determina que o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas crie uma Comissão de Fiscalização das Comunidades Terapêuticas, com a intenção de padronizar e melhorar o atendimento oferecido aos dependentes químicos.

A vice-presidente da Comissão, deputada Iracema Portela (PP/PI), elogiou as medidas apresentadas, e classificou-as como imprescindíveis para o início do combate do tráfico de drogas tanto em Mato Grosso, quanto no país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet