Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

TJMT doa papéis reciclados para cooperativa

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso entregou o primeiro carregamento de papéis recicláveis à Cooperativa de Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis (Coopemar), que funciona no aterro sanitário da Capital. A iniciativa atende termo de parceria firmado com a Associação Cultural Cena Onze, que desenvolve o projeto Vida dos Cooperados do Aterro Sanitário de Cuiabá, com foco no resgate da auto-estima dos trabalhadores. O material doado foi recolhido no prédio principal do TJMT, no Anexo Desembargador António Arruda, na gráfica e no Departamento de Material e Patrimônio (DMP).


Membro da Comissão de Gestão e Desenvolvimento de Programas de Racionalização do Poder Judiciário, Paulo Toshio Lombardi Kato afirma que foram acumulados papéis de todos os departamentos e embalagens diversas. Destaca ainda que o grande volume de material recebia descarte comum e agora passa a ter uma função social importante, à medida que beneficiará os trabalhadores da cooperativa. “O material será reaproveitado e garantirá benefício para esta comunidade”.

O diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira, lembra que a participação do TJMT na doação do papel garante qualidade no trabalho dos cooperados, que darão a destinação direta ao material, pulando a etapa da seleção. “Como Cuiabá não tem coleta seletiva, o lixo vai todo misturado para o aterro e muito papel fica inutilizado. O papel já separado não tem perda. Eles picotam, embalam e dão a destinação adequada. Isso garante uma renda a mais para os trabalhadores”.

Pelo termo de parceria assinado entre o TJMT e o Cena Onze, parte do material doado deve ser utilizado em oficinas de reciclagem a serem administradas pelos trabalhadores. Toshio acredita que a medida beneficiará os cooperados e cuidará para que as atividades sejam desenvolvidas.

Segundo o ator Anderson Nobre, garrafas pet e potes de sorvete e tampas de garrafas já são utilizados em aulas de reciclagem ofertadas aos trabalhadores da cooperativa. As oficinas ocorrem aos sábados de manhã com a professora Fátima Jabor, que ensina a transformação de materiais que iriam para o lixo em brinquedos, utilidades domésticas e decoração, como porta papel higiênico e porta guardanapos.

Termo - O termo de parceria, assinado em 23 de agosto de 2011, consiste na doação dos papéis pelo TJMT, fortalecendo o projeto desenvolvido pelo Cena Onze. Em contrapartida, o Poder Judiciário exige a realização dos cursos de reciclagem, bem como oficinas que ensinem os trabalhadores a comercializarem os produtos desenvolvidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet