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Terça-feira, 07 de maio de 2024

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Trecho Rondonópolis-Cuiabá da Ferronorte pode ser licitado em 2012

Já são 35 anos de luta para que a ferrovia chegue até Cuiabá e este sonho está cada vez mais próximo da realidade. Isso porque a ALL, empresa responsável pelos 5 mil km da Ferronorte, devolveu parte da concessão do trajeto...

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Vuolo ganhou tempo e pode transformar em realidade construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá

Vuolo ganhou tempo e pode transformar em realidade construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá

Já são 35 anos de luta para que a ferrovia chegue até Cuiabá e este sonho está cada vez mais próximo da realidade. Isso porque a ALL, empresa responsável pelos 5 mil km da Ferronorte, devolveu parte da concessão do trajeto para Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). Com isso, o trecho Rondonópolis-Cuiabá volta ao governo Federal. Mato Grosso não perdeu tempo e numa negociação ousada transformou pelo menos 10 anos de trabalho em 18 meses.


O secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, explicou que graças a uma articulação política o governo do estado conseguiu alterar um acordo que havia sido assinado com a ANTT no ano passado.

Anteriormente, Mato Grosso tinha ficado responsável por realizar apenas o estudo de viabilidade do trecho Rondonópolis-Cuiabá, mas com a mudança o governo irá realizar o estudo de impactos ambientes (EIA/Rima) e o projeto básico da ferrovia, permitindo que dentro de 18 meses o trajeto já possa ser licitado, ou seja, até o final de 2012 o edital poderá ser lançado.

“Com uma simples mexida de peças ganhamos pelo menos 10 anos, porque enquanto faríamos apenas o estudo de viabilidade em 18 meses, agora faremos três coisas neste mesmo prazo e ainda já poderemos licitar o trecho”, afirmou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Vuolo ainda vai mais longe. A ideia do governo não é atender apenas cargas, mas também ter a possibilidade de transportar as pessoas, reduzindo assim o número de pessoas que viajam pela rodovia com alto índice de acidentes.

“Este trecho (Rondonópolis-Cuiabá) é muito perigoso e tem muitos acidentes, com a viagem de trem as pessoas vão poder viajar com mais tranquilidade e ainda podemos transformar a viagem num passeio turístico e cultural. Além da integração econômica, teremos a social entre as duas regiões. Não quero a ferrovia só para ter frete mais barato, mas para o desenvolvimento da sociedade, criar novas cadeias de produção e que o frete mais barato seja apenas consequência. O investimento no transporte traz o desenvolvimento e o progresso”, defendeu.

Vale destacar ainda que o terminal de Itiquira será inaugurado oficial em dezembro e ponto de Alto Araguaia transporta 11 milhões de toneladas.

Só que não é apenas a região Sul de Mato Grosso que pode ganhar com as articulações dos governos Estadual e Federal, existe ainda a possibilidade da Ferrovia sair de Cuiabá e chegar até Santarém (PA) e também em Porto Velho (RO). Até o momento, já foi possível garantir junto ao Ministério do Planejamento a realização do estudo de viabilidade do trecho Cuiabá-Santarém (PA) e Mato Grosso não terá gasto nenhum.

Além disso, já existe um grupo de chineses interessado em construir este trecho e caso a parceria seja concretizada, Vuolo, acredita que a ferrovia será construída com muita rapidez. “Com a tecnologia dos chineses é possível construir de 3 a 4 km da ferrovia por dia, dando celeridade à obra”, explicou o secretário.

O trecho até Porto Velho ainda não tem nenhuma expectativa de obra, mas mesmo assim Vuolo ainda aposta ser possível a execução da ferrovia com o objetivo de chegar até o Pacífico, mas este é um projeto a longo prazo e que não está em negociação, no momento.
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