Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Corpo Musical da Polícia Militar comemora 119 anos em grande estilo

O ‘Corpo Musical’ da Polícia Militar de Mato Grosso completará no dia 19 deste mês, 119 anos de criação. Para comemorar, a PM organizará uma apresentação cultural em estilo ‘Big Band do Corpo Musical’. O evento será realizado, na próxima quarta-feira (19.10), às 20 horas, no Cine Teatro Cuiabá, na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.


Na solenidade será apresentado um repertório de 12 músicas, que vão do regional ao clássico, com duração de uma hora e meia. A apresentação também contará com as participações especiais dos cantores Zied Coutinho e Paulo Diel.

Será a primeira vez que os profissionais farão uma apresentação de gala em comemoração ao próprio aniversário. Para o comandante da unidade, capitão Geraldo de Almeida Correia, será um momento importante e marcante para os 75 músicos que compõem o ‘Corpo Musical’.

“Nós já participamos de outros eventos de gala, como, por exemplo, o aniversário da própria Polícia Militar. Mas, desta vez, será uma apresentação para comemorar a nossa existência, a nossa história, o nosso trabalho. Será um momento muito especial, que ficará na nossa memória e na história da corporação”, afirma Almeida.

Para o comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, a unidade representa o compromisso, o respeito e a dedicação com que todos os profissionais da instituição devem atuar. “Esses profissionais são exemplos de harmonia, paz e profissionalismo. Nada como um evento dessa grandeza para agradecer o trabalho prestado por esses policiais em todo o Estado”, destaca Farias.

Segundo o capitão, o ‘Corpo Musical’ realiza diversas apresentações culturais por todo Mato Grosso. Para isso, enfatiza Almeida, os profissionais ensaiam diariamente na sede da unidade, que está instalada no prédio do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no bairro Porto, em Cuiabá.

O comandante da unidade, explica que o ‘Corpo Musical’ tem uma agenda frenética, com uma média de 20 apresentações mensalmente. Entretanto, há meses em que a unidade chega a realizar 30 apresentações, como os meses de julho, agosto e setembro. No primeiro semestre deste ano foram 124 apresentações realizadas por todo Estado.

Conforme Almeida, os convites para apresentações são das mais variadas. Segundo o capitão, o ‘Corpo Musical’ constantemente participa de eventos militares, esportivos, religiosos, escolares, políticos, culturais, dentre outros. “Por isso é muito importante termos um repertório bastante diversificado”, explica o capitão, ao salientar que a unidade possui um acervo com 1,6 mil músicas.

HISTÓRIA

O Corpo Musical da Polícia Militar foi instituído por meio da Lei Complementar de nº 212/2005. No entanto, o grupo musical foi criado como Banda em 19 de outubro 1892, pelo artigo nº 05 Lei nº 09. Na época era composta por 16 praças. O ato foi assinado pelo então presidente do Estado de Mato Grosso, Manoel Murtinho. Em razão da demanda de eventos, a unidade tornou-se ‘Corpo Musical’ em junho de 2007, por meio da Lei Complementar nº271, durante o governo Blairo Maggi.

SÍMBOLO

Como linguagem universal, tudo que está relacionado à música é identificado e representado pela ‘Lira’ que é um instrumento musical, de cordas, conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade.

No império Bizantino e na Grécia moderna, liras eram instrumentos tocados com arco. Na música tradicional grega viva há três tipos predominantes de lira, são elas: cretense, constantinopla e do ponto. São instrumentos poucos menores do que um violino, com três cordas, que se tocam apoiados no colo. As liras desempenham papel de instrumentos de solo na música grega.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet