Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Pesquisa mostra que pessoas rudes são mais bem sucedidas

Um estudo recente relatou que os “caras legais” podem ter menos sucesso em suas carreiras do que aqueles que são rudes, dominadores, agressivos e hotis e indiferente com os outros. A diferença de salário pode chegar a até 18% a menos para quem é muito agradável.


A pesquisa foi feita pela Cornell's School of Industrial and Labor Relations, Notre Dame e University of Western Ontario. Os pesquisadores usaram a descrição das própria pessoas sobre o seu nível de “afabilidade". O estudo mostrou que os homens que se classificaram como “muito afável” ganhavam menos do que aqueles que se descreveram como não tão afável assim – em média, a diferença foi de 18% a menos por ano.


Homens não tão afáveis ganham mais, diz pesquisa // Crédito: Getty Images
A diferença também foi observada entre as mulheres, mas em menor grau. Mulheres rudes tem rendimento anual em torno de 5% a mais do que as gentis.

Os pesquisadores analisaram dados coletados ao longo de quase 20 anos a partir de três questionários diferentes, o que significa uma amostra de cerca de 10.000 trabalhadores, de várias profissões, idades e salários.

"Pessoas que são mais agradáveis podem ser menos dispostas a afirmar-se nas negociações salariais", explica Beth A. Livingston, uma das autores do estudo.

Para os homens ser agradável pode não estar de acordo com as expectativas do comportamento masculino, dizem os pesquisadores do estudo.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet