Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Policiais e comunidade discutem legalização de carros roubados na Bolívia

Não há estatísticas oficiais de quantos veículos automotores são atravessados na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Sabe-se que os modelos preferidos são as caminhonetes diesel, utilizadas na atividade agrícola e na cidade. Para discutir a legalização de carros roubados na Bolívia, a Polícia Judiciária Civil por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária recebeu, na manhã desta segunda-feira (17.10), o deputado estadual, Emanuel Pinheiro, policiais, e líderes comunitários, no auditório da sede da PJC, em Cuiabá.


A Lei 133 do Governo Boliviano, que legaliza veículos roubados naquele país, incentiva o roubo e furto de carros, principalmente nos municípios da fronteira e na Grande Cuiabá, que possui a maior frota de veículos no Estado. O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), Wylton Massao Ohara, considera difícil o retorno dos veículos roubados ao Brasil uma vez na Bolívia, devido ao processo burocrático. “O mais importante é o patrulhamento na fronteira, para não deixar passar”, afirma.

Conforme o delegado, nos roubos de veículos existem células criminosas que a polícia tenta combater e nem todos os veículos roubados na Grande Cuiabá vão parar na Bolívia. Muitos são para desmanches de peças e ficam por aqui mesmo.

O deputado Emanuel Pinheiro, encabeça um movimento para derrubar a lei, que segundo ele, “vem patrocinando o narcotráfico, o crime organizado e a violência em todo o Estado de Mato Grosso”. O deputado pediu apoio aos policiais e a comunidade para encontrar alternativas viáveis e democráticas para resolver o problema diplomaticamente. “De nada vai adiantar todo o trabalho da segurança pública no combate as drogas, se fingirmos que a Lei 133 não existe. Temos que nos impor para dizer que o Estado de Mato Grosso não aceita essa lei”, salientou.

No próximo dia 25 de outubro, o tema será debatido com a consulesa da Bolívia em Cuiabá, Patrícia Valdez Munguía, que participará de reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Durante o encontro com representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e policiais civis (delegados, investigadores e escrivães) também foram realizadas palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e apresentação dos projetos sociais da Polícia Civil De Cara Limpa Contra as Drogas, De Bem com a Vida, Quatro Estações e Rede Digital.

O coordenador de Polícia Comunitária da PJC, delegado José Abdias Dantas, disse que discussão foi intermediada diante da importância do tema que afeta diretamente as investigações da Polícia Judiciária Civil e também foi uma oportunidade para os presidentes de Consegs conhecer um pouco mais dos trabalhos sociais da Instituição.
NÚMEROS

De janeiro a setembro, a Grande Cuiabá registrou 2.441 ocorrências de roubos e furtos de veículos automotores (carro, motos, caminhões e caminhonetes). Na proporção dos veículos subtraídos, o índice de recuperados se mantém na média de 70%. Nos noves meses de 2011, foram 1.624 veículos devolvidos às vítimas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet