Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Seminário

Diversidade e tolerância às diferenças são temas de evento

Foto: Débora Siqueira/OD

Evento será realizado até sexta-feira (21) e reúne pesquisadores renomados

Evento será realizado até sexta-feira (21) e reúne pesquisadores renomados

Os departamentos de Letras e História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis, realizam até sexta-feira (21) o I Seminário Regional de Humanidades com o tema “A linguagem da diversidade” levando a reflexão da diversidade do ser humano em suas culturas para entendimento melhor da sociedade.


“O estranhamento é normal do ser humano, é um sistema de proteção. O desafio é compreender a diversidade, descobrindo mais sobre você e quem é o outro, quais as variantes que constitui o homem contemporâneo. O encontro propõe as diferentes faces do ser humano. Por meio do diálogo, compreensão e ouvir dá para perceber no outro as facetas que lhe agradam mais”, comentou uma das coordenadores do evento e professora do departamento de Letras em Inglês, Dilvânia Aparecida Goés da Silva.

Um exemplo do ser humano multifacetado é a apresentação de um estudante descendente de japoneses, dançarino de dança do ventre e homossexual. “Num primeiro contato é estranho. Os japoneses têm uma cultura rígida, ele pratica dança de uma cultura árabe e gay. Ele é um ser humano maravilhoso”, comentou Dilvânia.

Dentre os temas abordados são cultura e diversidade, representações do homoerotismo no Brasil, diversidade e sexualidade, cultura sírio-libanesa e japonesa em Mato Grosso, diversidade étnico-religiosa. O evento ainda terá minicursos como “A linguagem das HQs e mangás”, “História e Cultura Chinesa” e “Historia dos Bororos”, entre outros temas.

Na sexta-feira (21), a vice-campeã no concurso Miss Brasil de 2008 é uma das palestrantes da mesa redonda “Fronteiras do Silêncio”. Surda, ela foi eleita Miss Ceará no mesmo ano.

Pesquisadores renomados também prestigiam o evento como o professor catedrático da Unicamp, o indiano Kanavilil Rajagolapan, o professor cubano exilado no Brasil Sérgio Flores Pedroso (UFMT) e o professor chinês Chang Yuang Chang (UFPR).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet