Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Presidente da Sanecap fala sobre controle de perdas de água

A presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Eliana Rondon, falou em entrevista na TV Centro América, na manhã de ontem (25), sobre o índice de abastecimento de água da população cuiabana em relação ao diagnóstico dos serviços de água e esgoto/2007, editado pelo Ministério das Cidades, sobre perdas de água no Brasil.


Segundo ela, o controle de perdas de água na Capital é feito de maneira rigorosa pela Sanecap. “A Prefeitura de Cuiabá já modernizou as instalações elétricas e hidráulicas da sua principal captação de água bruta, a do Ribeirão do Lipa e das Estações de Tratamento de Água localizadas no centro da cidade”, onde o controle de qualidade é rígido.

A Sanecap já concluiu 70% do seu projeto de implantação de micro medidores (hidrômetros) em Cuiabá. Também foram instalados 24 macro medidores nas principais estações de tratamento de água e linhas de distribuição com o objetivo único de reduzir as perdas do produto. “Esse controle é feito por painel específico, onde você pode verificar o que está acontecendo em cada linha de distribuição pelo sistema de telemetria”, disse Rondon.

A amostragem da pesquisa, segundo o Ministério das Cidades, corresponde às companhias que prestam serviços de água a 97,9% da população urbana brasileira. Segundo Eliana Rondon, a Sanecap está incluída na faixa de “perdas regulares”, ou seja, numa escala que fica entre 25% a 45%, em relação às outras localidades brasileiras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet