Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Desrespeito

Cemitério tem portão furtado e vira alvo de depredação e ‘macumba’

Foto: Lucas Bólico

Cemitério tem portão furtado e vira alvo de depredação e ‘macumba’
O Cemitério do Despraiado está depredado e abandonado. Para se ter uma ideia, o portão foi roubado há meses e até agora não foi substituído pela Prefeitura de Cuiabá. Sem nenhum controle ou segurança, o local virou ponto de encontro noturno para uma mórbida diversão. Lápides são quebradas, túmulos depredados e ossos estão expostos. “Eles quebram para levar o crânio”, disse uma testemunha.


“Já pedi na prefeitura para pelo menos colocarem um poste de luz lá dentro. Não resolveria o problema, mas pelo menos já era alguma coisa. Mas não, ninguém faz nada”, reclamou Edson de Oliveira, antigo responsável por cuidar do local.

O número de garrafas de cachaça abandonadas pelo cemitério também impressiona. “É macumba. Muita gente aqui vem fazer macumba e não é gente daqui do bairro não. É gente rica, que vem de longe”, reclamou Edson. “Muitos jovens também vem ai para fumar maconha”, revela.

Grande parte dos túmulos do Cemitério do Despraiado não tem sequer identificação. É lugar de enterrar gente pobre, que não tem dinheiro nem para investir numa catacumba dos parentes, quanto mais para ajudar a cuidar do cemitério, que é obrigação da prefeitura. Há tempos, o Cemitério da Piedade no Centro de Cuiabá estava em situação semelhante, mas uma iniciativa popular começou a reverter esse quadro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet