Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Conheça as origens e as diferenças entre gordura saturada e insaturada

Mesmo sendo fundamental para à saúde, muita gente não sabe a diferença entre gordura saturada, de origem animal e considerada ruim, e gordura insaturada, que vem de grãos e frutas e é a gordura boa. Uma pesquisa inédita mostrou que até pacientes cardíacos desconhecem o tema.


A dona de casa Wanda Carreira, por exemplo, quase morreu por causa do colesterol e da pressão altíssimos há dois anos, mas não sabe a diferença entre as gorduras. “Setenta por cento dos entrevistados, nunca lêem rótulos. Quem lê às vezes o rótulo não passa de 20%”, alerta o cardiologista Daniel Magnoni.

Na hora das compras é fundamental saber que a gordura saturada é a mais perigosa, já que é de origem animal. Está presente nas manteigas, nos embutidos, nas carnes de peixe, de frango e de boi. Por isso, o filé deve ter 20 ou 30 gramas, a porção ideal para ser consumida por dia.

Não é de hoje que gordura virou vilã da alimentação saudável, mas os médicos lembram que todos nós precisamos consumir gordura todos os dias. Se ela estiver presente nos alimentos e na quantidade certos, pode se transformar na mocinha da dieta.

A gordura que não pesa na balança e nem na consciência é a insaturada. Ela se divide em dois grupos: monoinsaturada e poli-insaturada. As gorduras boas estão nos óleos vegetais e azeites, nos grãos, como a soja, o milho e a canola, no açafrão e nas frutas, inclusive no abacate. “Na hora das compras, tem dever de casa, porque é no mercado que a gente escolhe o que vai para dentro de casa”, diz a nutricionista Cristiane Kovacz.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet