Sábado, 24 de agosto de 2024

glândula cerebral

Cientistas ‘constróem’ glândula cerebral em laboratório

Cientistas japoneses usaram células-tronco para construir em laboratório uma cópia de uma das glândulas mais importantes do cérebro, a hipófise (também conhecida com pituitária).

Os pesquisadores do Centro de Biologia do Desenvolvimento de Kobe usaram células embrionárias de camundongos e reproduziram o ambiente onde normalmente a hipófise de forma no organismo. Depois, transplantaram a glândula feita em laboratório em animais que não tinham a hipófise. O resultado foi uma produção normal dos hormônios que são fabricados normalmente pela glândula.

O feito pode render, no futuro, uma nova opção de tratamento para pessoas com deficiência na produção de hormônios sexuais e do crescimento. Atualmente, esses pacientes precisam tomar um grande coquetel de remédios por toda a vida.

A equipe japonesa é a mesma que já tinha usado células-tronco de camundongos para construir um protótipo de um olho de roedor. Como da outra vez, os resultados de agora foram apresentados na revista britânica “Nature”.

Comentários no Facebook