Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Cultura

Grande perda

Morre Ekaterina Maximova, ex-primeira bailarina do Bolshoi

LUTO Morre aos 70 anos a russa Ekaterina Maximova, ex-primeira bailarina do Bolshoi; na foto, ela dança o espetáculo

LUTO Morre aos 70 anos a russa Ekaterina Maximova, ex-primeira bailarina do Bolshoi; na foto, ela dança o espetáculo "Don Quixote"

Morreu aos 70 anos, a bailarina russa Ekaterina Maximova, informou hoje o teatro Bolshoi de Moscou.


Ainda não se sabe a causa da morte da ex-primeira bailarina do Bolshoi, disse à agência RIA Novosti a porta-voz do principal corpo de balé russo, Ekaterina Novikova.

Bailarina russa Ekaterina Maximova, do Bolshoi, morreu aos 70 anos
Ela morreu em casa, enquanto seu marido, o coreógrafo, bailarino e ex-diretor artístico do Bolshoi Vladimir Vasiliev não estava em casa, pois estava no exterior, segundo a porta-voz.

Vencedora de muitos prêmios internacionais, Ekaterina Maximova também foi homenageada no Brasil, pelo Governo Federal, com o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco, por sua contribuição à abertura de uma escola de balé em Joinville (SC).

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, expressou suas condolências aos parentes da bailarina e ao teatro Bolshoi, segundo informou o serviço de imprensa do Kremlin.

Ekaterina Maximova nasceu em 1º de fevereiro de 1939, em Moscou, e, aos 18 anos, logo após concluir os estudos na Escola Coreográfica da capital russa, foi aceita no elenco do Bolshoi, no qual brilhou por 30 anos.

Ela estreou como solista no papel de Masha no "Quebra-Nozes" de Tchaikovski, e ao longo de sua vida profissional brilhou nas principais obras do balé clássico, como "Gisele", "O Lago dos Cisnes", "Dom Quixote", "A Bela Adormecida" e "Petrushka".

Também estrelou peças do repertório moderno, como "As Chamas de Paris" de Asafiev e as montagens "Cinderela" e "Romeu e Julieta" de Prokofiev.

Ekaterina Maximova se apresentou pela última vez no palco do Bolshoi há dez anos, em 1º de fevereiro de 1999, numa homenagem ao seu 60º aniversário, em um pequeno espetáculo com música de Franz Schubert que lhe foi dada pela coreógrafa americano Martha Clarke.

Doutora Honoris Causa da Universidade de Moscou, ela também era integrante da Academia de Arte Russa e do júri dos prêmios Triunfo de Literatura e Arte desde a sua fundação, em 1992.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet