Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Injeção contra colesterol tem bons resultados nos primeiros testes

Uma injeção se apresenta como alternativa para controlar o LDL, o colesterol ruim. Ela pode atender aos pacientes que não conseguem baixar esses níveis com os remédios disponíveis hoje no mercado.


O medicamento é um anticorpo monoclonal chamado AMG145, que age sobre o regulador de colesterol PCSK9. Sopa de letrinhas à parte, isso significa que o remédio age especificamente sobre uma substância que interfere na capacidade que o fígado tem de eliminar o colesterol ruim do sangue.

“Quanto mais o PCSK9 caiu, menores foram os níveis do colesterol ruim”, afirma Clapton Dias, que desenvolve a pesquisa pelo laboratório Amgen, em Thousand Oaks, nos EUA. “Com doses maiores, o colesterol ruim permaneceu baixo por um período mais longo”, completa o pesquisador.

Na primeira fase de testes, a pesquisa foi feita com 54 homens e duas mulheres, todos saudáveis, com entre 18 e 45 anos. Eles foram divididos em grupos que receberam um placebo – substância que não produz nenhum efeito – ou o anticorpo em cinco doses diferente. Os níveis de gordura no sangue foram medidos pelos três ou quatro meses seguintes.

Em média, a redução do colesterol ruim foi 64% maior nas pessoas que receberam a maior dose, em comparação às que tiveram o placebo injetado. Os níveis de triglicérides e de HDL – o colesterol bom – não sofreram variações significativas. Também não foi detectado nenhum efeito colateral grave.

Como o estudo ainda está na primeira fase de testes, ainda precisa passar por mais duas etapas antes de ser liberado. O trabalho foi apresentado nesta segunda-feira (14), durante um encontro da Associação Americana do Coração.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet