Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

alternativa sustentável

Comunidade aposta na confecção de sacolas ecológicas como alternativa sustentável e de geração de renda

O presidente da Associação de Desenvolvimento da Agrovila Groslândia (Adecagro) e professor da Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros, Edson de Oliveira conta...

O presidente da Associação de Desenvolvimento da Agrovila Groslândia (Adecagro) e professor da Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros, Edson de Oliveira conta que a busca por uma alternativa ecologicamente correta em substituição as sacolas plásticas surgiu em 2006, bem antes do projeto “Costurando o futuro”.


Segundo ele, nasceu das diversas discussões promovidas em sala de aula e com outros professores sobre o que fazer com as bags utilizadas nas lavouras. O primeiro projeto era produzir sacolas a partir da reciclagem do material. Porém, não deu certo, uma vez que as bags possuem uma substância química que impede a reutilização.

Apesar, das dificuldades, o professor conta que o projeto continuou vivo na escola, através das aulas de educação ambiental e das discussões promovidas entre os alunos. Em 2008, com a assinatura da Lei nº 1663 que determina a substituição gradativa, até 2012, das sacolas plásticas por alternativas ecologicamente corretas, a iniciativa ganhou novo fôlego.

Atualmente, com o projeto “Costurando o futuro” e com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e da Sicredi Ouro Verde, através do programa “A União Faz a Vida”, o desejo de produzir sacolas e gerar renda as famílias começa a dar os primeiros passos.

As três máquinas necessárias para o início da confecção do material (costura reta, overloque e serigrafia) já chegaram e antes mesmo de entrarem em funcionamento, já existe o pedido de seis mil sacolas.

Segundo o tutor do União Faz a Vida na escola, professor Maikol Gonçalves de Souza, além de oferecer ao comércio local uma alternativa sustentável, o projeto prevê a capacitação e a geração de renda na área rural.

O tutor ressalta que a base da iniciativa que é a conscientização dos alunos sobre a importância dos 3Rs, reduzir, repensar e reciclar vem sendo desenvolvida há anos na escola e a questão do empreendedorismo também já faz parte do currículo escolar para os estudantes a partir da 5º série. “A intenção agora é sair da teoria e ir para a prática.”

De acordo com o gestor da escola, Rodrigo de Oliveira Lima, a princípio a ideia era produzir sacolas, utilizando lona pet, um material 100% retornável, que seria coletado a partir de um ecoponto instalado na comunidade. Porém, nesta primeira etapa, as sacolas serão produzidas em tecido. A previsão é dar início a fabricação a partir do próximo ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet