Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Vila Bela se transformará em Capital de MT uma vez por ano

Em dois dias por ano, Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital de Mato Grosso, deverá voltar sediar, mesmo que simbolicamente, os poderes mato-grossenses. É que a Assembleia Legislativa aprovou nesta-quinta-feira, dia 17, o projeto de lei, de autoria do deputado Percival Muniz (PPS), com esse propósito. Agora, o projeto vai para sanção do governador.


Conforme Percival, esta lei, entrando em vigor, contribuirá, ainda, que tardiamente, para um reconhecimento justo ao povo e a cidade, que é berço do Estado, mas que não tem recebido o tratamento que merece por conta do seu valor histórico e cultural.

“A transferência da capital do Estado, mesmo que simbólica e por apenas dois dias, será uma homenagem, ainda que tardia, justa e merecida para uma cidade que foi o berço do Estado, mas que não tem o reconhecimento e o tratamento que merece”, frisou Percival.

Ele lembra, ainda, que este processo já acontece em outros estados, como Minas Gerais e Goiás, que transferem anualmente as suas capitais para Mariana e Goiás Velho, respectivamente. “Ao fazermos isso também, estaremos valorizando mais a nossa história e recuperando um pouco da forma que vem sendo tratada a nossa 1ª capital e seu povo”.

Pela proposta, todos os anos, na segunda-feira e terça-feira da semana de julho em que se realize a Festa do Tríduo - em homenagem ao Divino Espírito Santo, Glorioso São Benedito e à Santíssima Trindade -, os poderes do estado funcionem no município simbolicamente. “Essa iniciativa fará com que os mato-grossenses voltem o olhar com mais reconhecimento e carinho para a sua primeira capital. E o Estado busque recuperar os prédios que já abrigaram os nossos poderes, mas que, muitos deles, encontram-se abandonados”.

De acordo com o deputado socialista, a transferência simbólica da capital, também, irá estimular a região de Vila Bela da Santíssima Trindade a se tornar "uma memória viva da nossa fundação como Estado, oferecendo a oportunidade de fortalecimento do turismo histórico, em benefício de um povo que resistiu bravamente ao isolamento e constituiu no local uma comunidade negra forte, festeira, unida e fiel às suas tradições", justificou.

"Essa transferência será um forte atrativo de turistas que se somarão aos que lá freqüentam no período da festa, gerando mais oportunidades de renda e empregos”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet