Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

história

Olhar Direto terá ombudsman e se firma como pioneiro em Mato Grosso

Foto: Lucas Bólico / OD

Jornalista Luiz Cesar de Moraes, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que atua há 32 anos no mercado mato-grossense, é o ombudsman do Olhar Direto

Jornalista Luiz Cesar de Moraes, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que atua há 32 anos no mercado mato-grossense, é o ombudsman do Olhar Direto

A partir de hoje, 17 de novembro de 2011, o Olhar Direto entra para a história da imprensa brasileira como um dos primeiros jornais eletrônicos a instaurar a figura do ombudsman, e o primeiro de Mato Grosso a se preocupar em ouvir os reclamos do internauta. Sempre em busca da inovação e preocupado em manter uma relação estreita com o internauta, nossa equipe criou a figura do ombudsman, também chamado de ouvidor, já amplamente adotada por alguns tradicionais jornais impressos brasileiros, mas ainda pouco usual no meio online.


O ombudsman, em seu sentido literal, nada mais é do que o representante do cidadão. É o famoso advogado do diabo, que estará inserido na redação do Olhar Direto convivendo com os repórteres, mas sempre atento à crítica dos leitores, e de prontidão para intermediar a conversa entre leitor e repórter. Posto que o leitor representa a informação compartilhada e o repórter é o produtor do tema, a atuação do ombudsman é a busca do ideal, a produção de uma notícia clara e concisa, tendo sempre como meta a verdade.

O escolhido para o cargo foi o jornalista Luiz Cesar de Moraes, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), que atua há 32 anos no mercado mato-grossense. Ele já trabalhou em vários veículos de comunicação, entre eles o extinto Diário de Mato Grosso, Diário de Cuiabá, EBN/Radiobras/EBC, além de ter exercido o cargo de secretário adjunto da secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá. Hoje, trabalha na redação do Olhar Direto, onde passa a exercer, a partir de agora, o pioneiro cargo de ombudsman na imprensa de Mato Grosso.

A proposta de criação do ombudsman foi apresentada ao editor chefe Marcos Coutinho, como um projeto de monografia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) realizado por Priscilla Vilela, também repórter do Olhar Direto, cuja conclusão deve acontecer ainda em 2011.

Divulgada entre os canais da empresa e apontada como um instrumento que irá aproximar o leitor da redação, a iniciativa tem a meta de garantir o direito democrático do cidadão de expressar sua opinião. A ideia, que foi aprovada por unanimidade, será colocada em prática a partir de agora.

As primeiras experiências do ‘ouvidor’ enquanto função foram realizadas na década de 60. Nos Estados Unidos, o pioneiro foi o jornal The Washington Post; na Espanha, o El País. No Brasil, a figura foi criada no fim da ditadura militar, mais precisamente em 24 de outubro de 1989, com o pioneirismo da Folha de São Paulo, sob o comando de Caio Túlio Costa, em uma coluna publicada semanalmente. De lá para cá, outras nove pessoas já ocuparam a cadeira de ombudsman na Folha.

Muitos órgãos públicos e empresas da iniciativa privada também aderiram à ideia e instituíram a figura do ombudsman, colhendo resultados que consideram positivos no relacionamento com o público. 

Como participar

Para o internauta participar desta novidade do Olhar Direto é só acessar a coluna ao lado direito do site, logo abaixo das notícias de plantão, onde encontrará um formulário para ser preenchido e enviado para o site com as críticas. Também é possível enviar e-mail diretamente para o endereço eureporter@olhardireto.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet