Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Lupi usou avião no Maranhão em quatro trechos, diz deputado

O deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) afirmou nesta quinta-feira (17) que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, andou no avião de modelo King Air, em quatro trechos de viagem feita ao Maranhão em 2009.


Rocha acompanhou o ministro na agenda pelo estado, que combinou eventos do Ministério do Trabalho com compromissos de partido.

Segundo o deputado, Lupi embarcou pela primeira vez no turbo-hélice King Air em São Luís, a convite de Ezequiel Nascimento, ex-secretário de Políticas Públicas e Emprego.

De acordo a revista "Veja", o avião foi providenciado por um dirigente de ONGs que mantêm convênios com o ministério. O dirigente das ONGs, o empresário Adair Meira, disse que intermediou a cessão da aeronave, mas não pagou o aluguel.

Da capital maranhense, Lupi foi na aeronave para Imperatriz, segundo Weverton Rocha. De lá, relatou, pegou um carro para Açailândia, de onde embarcou no King Air novamente para Grajaú.

Em seguida, de acordo com o deputado, o ministro viajou, no mesmo avião, de volta para Imperatriz e, de lá, para Timon.

Quem pagou

Em entrevista, o empresário Adair Meira, citado em reportagem como o responsável pelo aluguel da aeronave, confirmou ter providenciado o avião, mas negou ter arcado com os custos. Ele é dirigente de ONGs que mantêm convênios com o Ministério do Trabalho.

Weverton Rocha afirmou não saber quem pagou o aluguel do King Air. "Isso tem que perguntar para o Ezequiel. Se você conseguir falar com ele, me avise. Sou amigo dele e não consigo falar com ele há um bom tempo", disse.

Sêneca
Em um avião de modelo Sêneca, que, de acordo com Weverton Rocha foi cedido por um empresário, o ministro Carlos Lupi viajou, segundo o deputado, nos trechos São Luís-Pinheiro e Pinheiro-São Luís.

O parlamentar não quis informar quem é o empresário que "cedeu" o Sêneca para uso do ministro. "Ele é um pequeno empresário do Maranhão. O primeiro nome é Pedro. Ele tem medo de ser perseguido se disser que emprestou o avião."

O deputado confirmou que, durante a agenda no Maranhão, Lupi cumpriu agenda institucional, como ministro de Estado, e compromissos partidários, como o próprio Lupi afirmou.

Mesmo assim, o deputado negou "conflito de interesses" pelo fato de o ministro ter utilizado transporte pago por particulares. "Mas tudo foi cedido. Ele andou em avião cedido, carro cedido, combustível cedido. Não vejo problema", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet