Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Livro que festeja 40 anos do título estadual do Flu é lançado no clube

A história de uma das taças mais celebradas dos 109 anos de história do Fluminense pode começar a ser revisitada pelos torcedores a partir deste sábado. O livro que celebra o aniversário de quatro décadas do título estadual de 1971 foi lançado nesta manhã, nas Laranjeiras, com a presença de jornalistas, torcedores e, claro, alguns dos principais nomes da conquista sobre o superpoderoso Botafogo da época.


Cheia de detalhes em suas 124 de páginas de textos, fotos e estatísticas, a publicação da editora Maquinária tem a assinatura do ambientalista e professor de História e Geografia Eduardo Coelho, de 47 anos. A partida decisiva terminou 1 a 0, gol do ponta-esquerda Lula, e ficou marcada pela polêmica em torno da suposta falta no goleiro alvinegro Ubirajara, tocado no alto pelo lateral Marco Antônio na origem do lance.

Entre um autógrafo e um abraço, Lula relembrou o momento e garante: a única infração que houve foi um pênalti que ele sofreu antes de tocar para gol. Aos 62 anos - completados no último dia 16 -, agradece ao Tricolor até hoje, apesar de ter sido tetracampeão brasileiro, por Palmeiras (1967), Fluminense (1970) - ambos reconhecidos ano ssado pela CBF - e Inter (1975 e 1976).

O Fluminense está começando a reconhecer os ídolos do passado. Eu devo tudo ao clube, sou tricolor, meus quatro netos também. Cheguei pobre, vindo do Nordeste e cuidaram de mim. Aqui é a minha casa - afirmou Lula, treinador no exterior até 2006, que aprovou a iniciativa do livro, que custa R$ 30.

O pôster do time campeão em 1971 estava em destaque no saguão da sede, e um bolo de aniversários com o escudo do clube foi exposto em uma das mesas. Além disso, marcaram presença por volta da hora do almoço os seguintes ex-jogadores: o volante Zé Mário, o lateral-direito Jair Marinho, o atacante Ivair e o lateral-esquerdo Marco Antônio. Zagallo, comandante daquele time, foi convidado pelo autor da obra, mas não pôde comparecer.

O Maracanã recebeu mais de 142 mil pessoas na ocasião, um dos dez maiores públicos do estádio.

Confira abaixo a ficha técnica:

Fluminense 1 x 0 Botafogo
Data: 27/06/1971
Local: Maracanã
Árbitro: José Marçal Filho
Público: 142.339 pagantes
Renda: CR$ 1.101.128,00
Gol: Lula (43'/ 2ºT)

Fluminense: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Silveira e Didi (Flávio); Wilton (Cafuringa), Cláudio Garcia, Ivair e Lula. Técnico: Zagallo.

Botafogo: Ubirajara Mota; Carlos Alberto Torres (Mura), Brito, Osmar e Paulo Henrique; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha (Paraguaio), Nilson Dias, Careca e Paulo César Lima. Técnico: Egídio Landolfi “Paraguaio”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet