Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

VOLUNTÁRIA

MT homenageia líder do AE, que ajuda famílias e dependentes

22 Nov 2011 - 08:55

Especial para o Olhar Direto - Renê Dióz

Foto: Renê Dióz/Olhar Direto

A escritora e vice-presidente da Federação Brasileira de Amor Exigente, Mara Sílvia Carvalho de Meneses, recebe o título de cidadã mato-grossense da AL

A escritora e vice-presidente da Federação Brasileira de Amor Exigente, Mara Sílvia Carvalho de Meneses, recebe o título de cidadã mato-grossense da AL

A Assembléia Legislativa (AL) homenageou ontem à noite com a entrega do título de cidadã mato-grossense a escritora e vice-presidente nacional da Federação Brasileira de Amor Exigente (FEAE), Mara Silvia Carvalho de Meneses, por seus trabalhos realizados com famílias de dependentes químicos no Brasil e no Estado.


Criado há 26 anos e sustentado por cerca de 10 mil voluntários em todo o país, o movimento Amor Exigente atua com apoio e orientação a dependentes químicos e familiares há 16 anos em Cuiabá com uma eficácia que se destaca dentre os demais grupos de ajuda e que agora recebe o reconhecimento da AL, por meio do deputado estadual Ademir Brunetto.

Homenageada, Mara Silvia aponta que o movimento Amor Exigente tem colhido os frutos em uma área tão complexa principalmente porque é mantido por pessoas que aderiram à causa “pelo amor ou pela dor”. Embora seja muitas vezes procurado por voluntários que simplesmente possuem um espírito altruísta, o movimento também é composto por pessoas como a própria vice-presidenta: que um dia sofreram a perda de um ente querido para o álcool e para as drogas de alguma maneira.

Ela diz que desde 1964 auxiliava, mas “à distância”, a comunidade terapêutica para dependentes químicos fundada pelo padre jesuíta Haroldo Hans, no Estado de São Paulo. Entretanto, passou a se dedicar mesmo à causa depois que perdeu o filho de 20 anos de idade num acidente automobilístico. Ele foi atingido por um caminhão cujo condutor estava alcoolizado.

“No momento em que eu perdi meu filho, uma forma de parar de sentir pena de mim mesma foi ajudando os outros”. Desde então, Mara Sílvia adaptou o modelo de assistência a dependentes químicos e familiares chamado Tough Love, criado nos Estados Unidos, para as famílias brasileiras. Compreender a diferença das mães norte-americanas em relação às brasileiras foi a chave para que o modelo – que já era aplicado no Brasil – passasse a obter resultados de recuperação e se expandisse.

Hoje, o modelo espalhado em 536 grupos no Brasil (com representantes em Mato Grosso, tanto na Capital quanto no interior) já foi adaptado em países como Argentina, Peru e Uruguai. Mara Silvia é autora de três livros dedicados ao movimento do Amor Exigente.

Ela foi indicada para a homenagem ao lado de outras 17 personalidades escolhidas pelo deputado Ademir Brunetto por suas atuações pertinentes para o Estado nas áreas da agricultura familiar, política, espiritualidade, medicina e educação.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet