Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

criminalidade

Governo lança ações para o combate as drogas em MT

Foto: Dana Campos/Assessoria PMMT

Governo lança ações para o combate as drogas em MT
O Governo do Estado decidiu reunir diversas instituições no combate, prevenção, repressão ao comércio e ao uso indevido de drogas ilícitas e atendimento e reinserção social dos usuários. A medida foi adotada após um estudo sobre a criminalidade relacionada ao poder destrutivo e corruptivo das drogas.


O conjunto de medidas faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, que será lançado na quarta-feira (23), às 9 horas, no Palácio Paiaguás. As ações serão executadas por meio das secretarias de Estado de Educação (Seduc), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde (SES), Segurança Pública (Sesp) e Trabalho, Emprego e Cidadania (Secitec), em parceria com o Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O plano estadual apresenta 44 ações de enfrentamento à questão das drogas em suas múltiplas facetas. Essas ações estão distribuídas em quatro eixos: prevenção e educação; atenção ao usuário e dependente; repressão ao tráfico; e financiamento das ações.

A problemática das drogas na Segurança Pública tem influênica em vários tipos de crimes, desde a motivação para os crimes contra o patrimônio, passando pelos homicídios relativos às disputas pelo tráfico, até o próprio comércio ilícito e a lavagem de dinheiro.

Números da Segurança

Apenas em Cuiabá, de janeiro a dezembro de 2010, foram registrados 88 homicídios motivados por drogas. Já Várzea Grande contabilizou 47 assassinatos. De janeiro a setembro de 2011 a soma atinge 38 homicídios motivados por drogas em Cuiabá e 36 em Várzea Grande.

No ano de 2010, os dados de produtividade das instituições da Segurança Pública mostram que a Polícia Militar estourou 1.874 bocas de fumo, apreendeu 51 quilos de maconha, 54 de cocaína, 150 de pasta base e conduziu 2.345 pessoas suspeitas de tráfico de drogas às delegacias.

Também em 2010, a Polícia Judiciária Civil cumpriu 1.830 mandados, desarticulou 56 pontos de drogas, apreendeu 2.344 quilos de drogas, sendo 883 no interior e 1.461 na região metropolitana, e prendeu 5.298 pessoas, sendo 368 traficantes.

O enfoque principal do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, contudo, é combater o tráfico de drogas em Mato Grosso, por meio de um pacto político e social que reduza a oferta de drogas e a demanda por elas, reduzindo o número de pessoas que buscam as drogas; atender com qualidade a todos os usuários, dependentes e seus familiares, que procurem tratamento; e elevar a disponibilidade de recursos para o financiamento das ações de enfrentamento às drogas.

As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet