Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

tudo ou nada

Governador e Wellington tentam liberação de emendas

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o coordenador da bancada federal mato-grossense, deputado federal Wellington Fagundes (PR), devem se reunir no começo da tarde de hoje com a ministra Gleise Hoffman (Casa Civil)...

O governador Silval Barbosa (PMDB) e o coordenador da bancada federal mato-grossense, deputado federal Wellington Fagundes (PR), devem se reunir no começo da tarde de hoje com a ministra Gleise Hoffman (Casa Civil) com o objetivo de convencê-la a ampliar o volume de liberação de recursos federais para Mato Grosso, que estão 'amarrados' por emendas parlamentares referentes aos exercícios financeiros de 2010 e 2011.


Segundo Fagundes, o governo federal liberou cerca de 10% do valor total alocado para Mato Grosso via emendas. "Essa não é uma situação apenas de Mato Grosso. É de todos os Estados, mas vamos mostrar para a ministra as nossas prioridades e tentar convencê-la da importância do retorno dos investimentos", sentenciou o congressista republicano, logo após reunião com Silval Barbosa.

Ou seja: além de articular recursos, convênios e emendas para o Orçamento Geral da União (OGU) de 2012, a bancada e o governador lutam por verbas pretéritas, no que promete ser uma queda de braço interessante por conta da decisão do governo federal em conter gastos a qualquer custo. Em suma, Silval e Fagundes tentarão sensibilizar a ministra-chefe da Casa Civil que Mato Grosso precisa ter um tratamente diferenciado.

E argumentos não faltarão. O Estado é um dos principais responsáveis pelos sucessivos superávits da balança comercial brasileira e, apesar disso, ao longo de décadas, vem sendo neglicengiado em termos de investimentos. Além do mais, cada real investido em âmbito estadual pela União tem retorno garantido em termos de receita.

A despeito dos fortes argumentos, a tarefa do governador não será nada fácil. As barganhas políticas nesta reta final de ano têm sido desgastantes e, infelizmente, infrutíferas para os Estados. No total, de acordo com o parlamentar mato-grossense, mais de R$ 250 milhões estão represados nos cofres da União.

Mais informações em instantes
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet