Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Curso debate tecnologia para cultivo do feijoeiro comum em Mato Grosso

Começa nesta terça-feira (30.11) o curso de atualização em tecnologias para o cultivo do feijoeiro comum, no município de Várzea Grande. No curso serão abordadas técnicas atualizadas de manejo, fertilidade e nutrição, controle de pragas e doenças, cultivares, comercialização, resultados de pesquisa e ações para viabilizar a cadeia produtiva do feijão em Mato Grosso. O evento será realizado no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir das 8 horas.


Durante dois dias, pesquisadores, extensionistas e técnicos debatem alternativas para aumentar a eficiência da cultura do feijoeiro comum para pequenos e médios produtores. Coordenado pelo pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Valter Martins de Almeida, e pelo analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, Carlos Martins Santiago. Valter esclarece que já iniciou um trabalho com os produtores rurais pesquisando variedades de feijão nas condições de cultivo do pequeno produtor.

O curso contará com os palestrantes, Maria Luiza Perez Villar, (Empaer) que vai abordar sobre fertilidade e nutrição do feijão, Eliane Quintela (Embrapa) sobre pragas, Flávio Jesus Wruck (Embrapa) feijão safrinha, Murilo Lobo Junior (Embrapa) doenças, Valter Martins, cultivares e épocas de semeadura, Luciene de Oliveira (Embrapa), produção de sementes pela agricultura familiar, Enderson Ferreira (Embrapa), fixação biológica de nitrogênio, Agostinho Didonet (Embrapa) fisiologia da produção, Tarcísio Cobuccin (Embrapa), manejo da cultura, Francielle Guedes (Conab), instrumentos de apoio à comercialização e Clovis Knabben (Mapa), qualidade do produto.

Almeida fala que o objetivo é a troca de experiência entre os parceiros a fim de adequar tecnologias para fortalecer a cadeia produtiva do feijão. O evento é uma iniciativa do governo do Estado por meio da Empaer em parceria com a Embrapa, Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Mapa e Companhia de Abastecimento Nacional (Conab). O curso acontece das 8h às 17h30. Mais informações com o coordenador Valter – Fone (65) 9253 6912 (65) 9253 6912.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet