Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MOP do Marechal Rondon será entregue nesta quarta-feira pelo Governo de Mato Grosso e Infraero

O módulo operacional provisório (MOP) do Aeroporto Internacional de Cuiabá/Várzea Grande - Marechal Rondon vai ser entregue nesta quarta-feira (30.11), às 15 horas, rigorosamente dentro do prazo, conforme o convênio assinado entre o Governo de Mato Grosso e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), com as presenças do governador Silval Barbosa e do presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Com a nova estrutura o Aeroporto aumenta sua capacidade para atender mais de 2,4 milhões de passageiros/ano, que atualmente é de 1,7 milhão.


O novo MOP começou a ser construído em julho deste ano, conforme o conveniado, pela empresa vencedora da licitação – Engeglobal Construções – e representou um investimento de R$ 2,250 milhões. A nova estrutura tem 675 m² e conta com novas esteiras e quatro banheiros. Segundo o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, essa estrutura vai beneficiar significativamente o desembarque de passageiros e vai suportar o fluxo de passageiros até dezembro de 2013, quando deverá estar concluída a reforma e da ampliação do Aeroporto Marechal Rondon – essa importante obra que está inserida dentro da matriz acordada com a Fifa para a realização da Copa do Mundo 2014.

A OBRA - O projeto de reforma e ampliação do Marechal Rondon foi dividido em duas etapas. A primeira, com a construção do MOP, já está concluída. Agora começa a segunda etapa, conforme o convênio assinado entre o Governo de Mato Grosso e a Infraero, que possibilitou essa celeridade no processo. A nova etapa – já em andamento – a Infraero deverá entregar o projeto básico para que a obra possa ser licitada pelo Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid). Esses prazos serão amarrados no encontro entre Silval Barbosa e Gustavo do Vale.

O projeto preliminar aprovado prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, construção freeshop, oito novos boxes, quatro novas modernas esteiras e mais uma para desembarque internacional. O estacionamento para 400 lugares, integrado ao projeto de mobilidade urbana – VLT a ser construído pelo Governo do Estado.

Essa segunda etapa, prevista para começar no primeiro trimestre de 2012, permitirá o atendimento de 5,7 milhões de passageiros por ano e tem orçamento previsto em R$ 87,5 milhões. A reforma deve ser concluída até dezembro de 2013, véspera da Copa 2014.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet