Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

área da saúde

Ministério da Educação corta vagas em faculdades privadas no estado

Depois de reduzir de 100 para 42 o número de vagas anuais para o curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), o Ministério da Educação (MEC) cortou 47 vagas nos cursos de Odontologia, Enfermagem e Farmácia de...

Depois de reduzir de 100 para 42 o número de vagas anuais para o curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), o Ministério da Educação (MEC) cortou 47 vagas nos cursos de Odontologia, Enfermagem e Farmácia de quatro instituições de ensino superior em Mato Grosso, de acordo com a edição de terça-feira (29) do Diário Oficial da União (DOU).


O curso que mais sofreu cortes foi o de Enfermagem da Unirondon, em Cuiabá. De 173 vagas anuais, o MEC cancelou 26.

“Para nós, foi motivo de surpresa. Para os alunos também, e estamos muito preocupados principalmente porque isso reflete nos alunos”, afirmou a coordenadora do curso, Denise Gonçalves. Ela informou que a faculdade protocolou contra-razões e um pedido de explicações ao governo federal porque o próprio MEC conferiu notas acima da média ao curso da instituição em alguns aspectos da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Também na área de Enfermagem, o curso oferecido pela Faculdade de Colíder (Facider) teve três vagas cortadas. Como a faculdade obteve nota 2 no Enade, mas acabou sendo reconhecida em maio por equipe do MEC, com conceito 3, a diretora geral da instituição, Rose Miriam Saldanha, afirmou que apenas aguarda os trâmites de composição da nota dentro do MEC para que as vagas cortadas voltem a ser reconhecidas.

Outro corte significativo de vagas foi no curso de Farmácia oferecido pela Faculdade de Quatro Marcos (FQM). De 53 vagas anuais, o MEC passou a reconhecer apenas 40, mas a reportagem não conseguiu contato telefônico com a diretoria acadêmica do curso para comentar o assunto.

Outra instituição de Mato Grosso que consta na listagem do cancelamento de vagas no DOU é a Faculdade de Ciências Aplicadas (Facsa), instituição de educação superior cadastrada sob o número 1767 no MEC e cujo curso de Odontologia teria perdido cinco das 45 vagas devido a baixa nota na avaliação do MEC. No entanto, não há qualquer informação sobre a existência da instituição no Estado sequer no website do MEC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet