Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projeto da Unemat dissemina campo experimental agroecológico

Alunos e professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Pontes e Lacerda plantaram cerca de mil mudas de 30 espécies diferentes em uma área de floresta do campus. O projeto Campo experimental de produção agroecológica, coordenado pelo Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (Nater), teve início em 2010 durante o período chuvoso e será acompanhado ao longo dos anos para indicar que espécies são mais resistentes em um plantio visando o reflorestamento.


O coordenador do Nater, professor Samuel Laudelino Silva, explica que as mudas foram plantadas em uma área degradada, com condições inóspitas e de forma aleatória. A intenção é a de reproduzir as condições naturais do ambiente visando perceber que espécies resistem bem a essas condições, explica. Segundo ele, a área que servia de pasto foi ainda mais degradada para que a pesquisa pudesse ser realizada.

Segundo ele, o projeto vem demonstrando o quanto é difícil recuperar uma área degradada, sendo muito melhor trabalhar de forma sustentável e garantir um rendimento econômico. Várias mudas que foram plantadas no solo não resistiram a estiagem e acabaram morrendo, outras estão se desenvolvendo bem. O professor explica que a ideia do campo experimental já tem sido copiado para outras regiões de Mato Grosso, como na região do Araguaia, por meio de alunos bolsistas em Confresa, Vila Rica e Luciara.

Samuel Laudelino diz também que o projeto ouviu produtores rurais da região de Pontes e Lacerda, que possuem uma área de floresta em suas propriedades, e os mesmos demonstraram interesse em explorar economicamente a reserva. Isso é possível, e de forma sustentável. Não é porque se tem uma floresta que ela tem que ficar intocável, nós podemos explorá-la de forma econômica e sustentável. Isso é agroecologia, diz.

Além de acompanhar o desenvolvimento das mudas, que foram numeradas e todas as informações sobre o plantio registradas, o projeto também visa a recuperação de uma nascente que existia no local e com a degradação da área, estava morta. O professor afirma que na verdade o projeto do campo experimental surgiu de uma visita à área do campus que pelas características demonstrava ter existido ali uma nascente. Então os plantios visavam também a recuperação dessa nascente por meio da preservação da área no seu entorno.

Samuel mostra que a partir do momento em que se começou a plantar no entorno da nascente, a mesma começou a dar sinais de recuperação. A área de floresta existente no campus da Unemat em Pontes e Lacerda também serve de abrigo para vários animais que procuram o local em busca de alimento. Essa presença pode ser constatada pela variedade de pegadas e até mesmo a observação de alguns exemplares da fauna.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet