Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Câmara de VG é primeira do Brasil a criar fórum permanente de combate ao Oxi e ao Crack

É preocupante o aumento do consumo de crack e do Oxi em Várzea Grande. Essas drogas têm uma enorme capacidade destruidora em qualquer pessoa, e em crianças a situação é pior. Os danos neurológicos são severos, principalmente quando a droga age sobre um organismo em formação. As autoridades policiais do município estão assustadas. Conselho Tutelar, Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude, Polícia Civil e Militar estão preocupados. As famílias se desestruturam a cada dia. Crianças e adolescentes se tornam dependentes cada vez mais cedo. Basta usar a droga, apenas uma vez, para ela destruir o usuário, e indiretamente a família e toda a sociedade.


Diante desta realidade, a Câmara Muncipal de Várzea Grande será o primeiro parlamento no Brasil a implantar Fórum Permanente de Combate ao Crack e ao Oxi, o projeto de resolução é de autoria do vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) que tem o reconhecimento como o parlamentar mais atuante de todo centro oeste, ele resaltou que o fórum terá como objetivo, prevenir e resgatar os jovens do mundo das drogas, fazendo campanhas educativas, palestras, maratona VG de Mãos Dadas Contra o Oxi e ao Crack, fomentando as políticas sobre droga em nosso municipio, lutando no sentido da reinserção social do usuário e a repressão efetiva ao traficante.

Será meta do fórum a criação de um plano municipal de prevenção ao uso indevido e abuso de drogas e entorpecentes. Coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção da disseminação de tráfico e consumo de drogas. Articular a implantação de lugares de recuperação de dependentes químicos e residências terapêuticas. Para o vereador Toninho do Gloria o projeto é muito importante. “O fórum vai auxiliar muito, principalmente na saúde com os trabalhos que já são desenvolvidos no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas).

No Fórum também serão tratados assuntos sobre padrões de consumo no álcool no País, políticas públicas em saúde mental e reforma psiquiátrica. De acordo com o vereador Toninho do Gloria (PV), o Fórum terá a grande missão de reunir todos os profissionais do município para programar as ações de combate às drogas e ao álcool para que cada um seja multiplicador das ações em todos os setores da sociedade.

Oxi devasta a vida de várzeagrandense

Toninho do Gloria, alerta para a chegada do oxi, uma droga mais poderosa que o crack, que já é encontrada em Várzea Grande e em outras cidades do Estado. O oxi devasta a vida dos usuários de forma mais intensa que qualquer outra droga. Os danos analisados por estudiosos, dos usuários do ilícito, são irreversíveis a saúde.

Toninho diz que as primeiras informações que ela obteve do oxi foi no ano de 2005, mas na época era uma realidade que parecia ser distante. Hoje, em 2011, ele diz ter a certeza que essa droga irá substituir o crack, só que com uma potencialidade destrutiva bem maior. "Vai vir o oxi, outra substancia vai substituir o oxi e assim vai se continuar esse ciclo vicioso. Enquanto não existir uma política antidrogas séria em Várzea Grande e no estado de mato Grosso bem como em todo Brasil esse mal vai perdurar", desabafou.

Pensando nisso, o vereador garantiu no projeto de resolução a participação da sociedade civil, governo, parlamento, policias (Polícia Militar, Polícia Civil e GM),ele resaltou que vai estabelecer uma grande parceria com Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE), na responsabelidade da delegada titular, Alana Cardoso, com Polícia Comunitária da PJC, delegado José Abdias Dantas, que destaca sempre que a Policia dever ouvir a comunidade para tomada de medidas,para juntos combaterem às drogas. “Nosso objetivo é fazer a coisa funcionar, para isso precisamos de pessoas dispostas”, comentou Toninho do Gloria.

Outra ação será a articulação para a implantação de políticas públicas que venham a atender os usuários de drogas e que as políticas constem de recursos financeiros, qualificação profissional e assistência às famílias dos dependentes. A primeira ação será fazer o mapeamento, realizar encontros com a comunidade várzeagrandense para discutir a problemática do uso de drogas e apresentar o diagnóstico que será levantado no município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet