Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Terapia com células-tronco para cardíacos é destaque de simpósio

Pesquisadores brasileiros, americanos e alemães se reuniram nesta sexta-feira (2) em São Paulo para discutir as novidades para melhorar o tratamento dos pacientes cardíacos. O uso de células-tronco é um dos destaques do simpósio.


Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) monitorou, nos últimos cinco anos, 20 pacientes com angina, cujo sintoma é uma dor intensa no peito, que não respondiam a nenhum tratamento.

Os médicos injetaram no coração células-tronco dos próprios pacientes. Os resultados foram surpreendentes. “Quase 90% dos pacientes envolvidos nesta pesquisa ficaram livres da dor no peito ou apresentando dor apenas com grandes esforços, voltando a suas atividades habituais em três a quatro meses depois do procedimento”, afirma Nelson Hossne, cirurgião-cardíaco da Unifesp.

Outra tecnologia que avança no Brasil é a da chamada válvula transcateter, indicada para pacientes idosos que sofrem de estreitamento de uma das válvulas do coração e que não podem passar por uma cirurgia convencional.

A primeira válvula nacional, implantada por um pequeno furo na pele e aprovada este ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já foi testada em 150 pacientes, com bons resultados.

“Todos os esforços são para fazer uma cirurgia com mínima invasão, recuperação mais precoce e os mesmos resultados que a cirurgia convencional oferece”, afirma Ênio Buffolo, professor de medicina da Unifesp e organizador do evento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet