Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AL : parceira do trabalhador mato-grossense

A defesa intransigente de políticas públicas voltadas às melhorias de condições de vida dos trabalhadores mato-grossenses têm sido constante na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Para se ter ideia dessas ações, além de projeto de leis direcionados ao bem estar social da categoria, a Casa de Leis tem oferecido serviços que facilitam o dia-a-dia do cidadão e proporcionam a eles condições de se manter aptos às exigências do mercado de trabalho.

Isso é demonstrado pelos trabalhos prestados desde 2005, quando foi criado e instalado o Espaço Cidadania “Papa João Paulo II”, nas dependências do Legislativo estadual. Em 2008, por exemplo, foram realizados pelo menos 10 mil atendimentos, tanto a públicos internos como externos. ““Além da importância na integração social proporcionada por esses mecanismos via Assembleia Legislativa , o dia do trabalhador serve para lembrarmos sobre as conquistas e avanços alcançados pela categoria”, afirmou o presidente do parlamento José Riva. “Não podemos deixar de ressaltar que qualquer tipo de homenagem aos trabalhadores brasileiros é sempre justo”, complementou Riva.

Desse total, 5 mil e 400 atendimentos foram feitos à confecção de Carteiras de Identidades. Mais 1 mil e 600 para a feitura de Carteira de Trabalho. Os trabalhadores também recorreram ao Parlamento para tirar títulos de eleitor, no total foram 250.

“O trabalho é o maior fator da elevação da dignidade humana. Neste dia primeiro de maio, o trabalhador de nosso estado é a representação de todos os anseios e aspirações daqueles que sonham com valores para uma sociedade em busca da plena evolução das leis sociais do Brasil”, declarou o 1º secretário da AL, deputado Sérgio Ricardo. Outro setor que está abraçando a causa do cidadão mato-grossense é o 6º Núcleo da Defensoria Pública instalado na sede da Assembleia Legislativa. No ano passado os procedimentos chegaram 2 mil e 900.

Entre as proposta aprovadas pela Assembleia Legislativa, destinadas exclusivamente ao trabalhador está a Lei 7.903 de junho de 2003, que criou o Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador – FEAT. A regra é destinada a propiciar apoio e suporte financeiro à implementação de programas de geração de trabalho, emprego e renda.

De acordo com o presidente do Parlamento estadual, deputado José Riva (PP), todos os segmentos públicos e privados têm que render, sempre, homenagens àqueles que fazem o Estado de Mato Grosso crescer e desenvolver nos cenários local e nacional. “O dia 1º de maio é para ser comemorado, porém o trabalhador deve ser lembrado e valorizado todos os dias”, afirmou o parlamentar.

Histórico do dia 1º de maio
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet