Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Civil faz balanço positivo das ações executadas em 2011

O trabalho executado pelas delegacias, programas sociais e estatísticas criminais do ano de 2011, foram pontuados na última reunião gerencial da Polícia Judiciária Civil, nesta sexta-feira (09.12), na Academia de Polícia (Acadepol), em Cuiabá. O encontro reuniu cerca de 100 policiais, entre diretores, delegados regionais, titulares das delegacias da região metropolitana, investigadores, escrivães e técnicos.


Na abertura, o delegado geral, Paulo Rubens Vilela, avaliou as quatro reuniões promovidas na Capital com o objetivo de alinhar as atividades das unidades policiais, traçar metas e diagnosticar as necessidades. “Aqui não só discutimos os problemas, mas analisamos a produtividade, os índices criminais e estabelecemos um plano de ações a ser executado ao longo do ano”, destacou o delegado.

Como exemplo, Vilela ressaltou o planejamento estratégico para 2012, onde já estão definidas as principais operações que serão realizadas. “Determinamos que cada diretoria estabelecesse seu planejamento operacional para o próximo ano. Desta forma, a Instituição estará preparada, financeira e operacional, e poderá alcançar melhor resultado do trabalho”, disse.

Dentre o volume de atividade desempenhada, o chefe da Polícia Civil destacou o retorno da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), da Capital, a formatura de 423 investigadores (169) e escrivães (254), na próxima terça-feira (13.12), e os programas sociais: De Cara Limpa Contra as Drogas, Quatro Estações e Rede Digital Pela Paz. Vilela pontuou também a integração com outras instituições como a Polícias Militar, Federal, Rodoviária Federal e Exército Brasileiro. “A Polícia Civil está integrada operacionalmente com essas instituições, principalmente as delegacias de fronteiras. Tivemos um salto positivo em todas as nossas atividades”, afirmou.

Antes de iniciar os trabalhos, os policiais participaram de uma palestra motivacional, ministrada pela servidora do CVV, Isaura Titon, sobre o tema "saber ouvir", que objetiva levar as pessoas maior compreensão das pessoas que estão ao seu lado. "É fazer as pessoas ouvir, sair do seu mundo para olhar os outros", frisa.

O corregedor geral da Polícia Civil, Gilmar Dias Carneiro, ressaltou a importância dos encontros, tanto na capital quanto no interior, como forma de avaliar os trabalhos e estimular os gestores. “Essas reuniões são importantes para conhecermos as condições de trabalho e também servem de incentivos”.

Para o delegado regional de Juína, Alexandre Franco de Moraes, o gerenciamento planejado é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada, seja privada ou pública. “De forma que é fundamental para a Polícia Civil, como prestador de serviço público gerenciar anteriormente suas ações. As reuniões gerenciais são o planejamento ideal e operacional de nossa Instituição”, disse o delegado Moraes.

A coordenadora de Tecnologia de Informação, da Diretoria de Execuções Estratégicas, Tatiana Pilger, informou durante o encontro que o convênio com a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp), de aproximadamente R$ 800 mil, para implantação de infraestrutura de rede lógica em 70 unidades da Polícia Civil, já está em execução. Conforme a coordenadora, a Polícia Civil já adquiriu os materiais e está na fase final a contratação do serviço para obra de infraestrutura de rede nas delegacias, principalmente no interior do Estado de Mato Grosso.

Já coordenadora de Desenvolvimento Instituição, Elenir Auxiliadora Naves, lembrou aos delegados regionais o encaminhamento do inventário físico das delegacias para atualização do patrimônio da Polícia Civil, que precisa ser fechado até do dia 20 de dezembro.

O diretor de inteligência, Milton Teixeira, destacou que diretoria esteve à frente de 216 operações de inteligência, sendo 98 implantadas e 80 ordens de buscas cumpridas pelos policiais da diretoria. Ele também falou do planejamento da Inteligência para 2012.

Ainda pela manhã, a Diretoria Geral entregou elogios de produtividade aos delegados Welber Batista Santos (Alto Araguaia), Romildo Grota Junior, (São José do Rio Claro), Márcio Moreno Vera (Tangará), Marcelo Martins Torhacs (Lucas do Rio Verde), Mario Dermeval (Mirassol), Miguel Rogério Gualdas (Polinter), Gilmar Dias Carneiro (Corregedoria), Elaine Fernandes da Silva (DERF), Wladimir Fransosi (GOE) e Cleibe Aparecida de Paula (Fazendária).

No período da tarde, Academia da Polícia Civil, Diretorias Metropolitana e Interior apresentaram a produtividade de suas unidades e demandas. O diretor da Acadepol, delegado Gênison Brito Alves Lima, avaliou o desempenho da unidade de ensino, convênios, projetos, cursos e participações em eventos. “Das reuniões gerenciais esperamos que saiam propostas de projetos para que possamos avaliar”, disse o diretor da Acadepol.

O delegado informou aos presentes, que a Acadepol elaborou edital, já encaminhado ao Governo do Estado, para abertura de concurso público para incremento de 120 delegados de polícia, 240 escrivães e 1.300 investigadores de polícia, totalizando 1.660 novos policiais civis.

Em sua apresentação, o diretor metropolitano, Luciano Inácio da Silva, ressaltou como medida acertada a reabertura da DERF, devido à cobrança da sociedade em relação às investigações de roubos e furtos. “Esse tipo de crime atinge pessoas de todas as classes e precisava de uma reposta rápida da polícia”, frisou o diretor.

Entre outros pontos, Inácio também destacou a necessidade de criar um banco de dados nas unidades policiais, que irá armazenar informações de criminosos que atuam na região metropolitana e no Estado. “Nenhuma unidade será esquecida, vamos discutir e retribuir essa tarefa. O plantão também será alvo”, esclareceu Luciano.

Complementado a fala do diretor metropolitano, o delegado titular da DERF, Roberto Amorim, falou dos índices alcançados pela unidade, reaberta no dia 25 de novembro. Segundo ele, num curto tempo, a unidade recebeu 86 flagrantes do plantão, 3 flagrantes lavrados pela DERF, 77 inquéritos concluídos, 8 ordens judiciais, e prisão de bandos que atuavam em roubos de comércio e residências. Conforme o delegado, a prisão de uma quadrilha, no bairro Jardim Independência, que assaltava residência fez os crimes de roubos reduzirem a zero no bairro Boa Esperança. “Temos que deixar esse índice num número tolerável e aceitável. Precisamos trabalhar muito e integrar com os demais”, frisou.

Em sua explanação, o diretor de interior, Aldo Silva da Costa, apresentou o desempenho das delegacias do interior, a produtividade individual dos delegados e apresentou o plano de atuação da diretoria para o ano de 2012. “Esse contato e muito importante para aproximar a diretoria do pessoal do interior, que fica muito afastado. A gente acaba ouvindo e acatando sugestões. Fazemos polícia com todos os policiais”, avaliou o encontro Aldo.

Ao final do encontro, o delegado geral, Paulo Rubens Vilela, agradeceu o empenho de todos os diretores, delegados, investigadores e escrivães, que superaram as dificuldades para alcançar resultado satisfatório à sociedade e a Instituição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet