Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Posse de bola: a lição de casa dos jogadores santistas até domingo

O Santos ganhou do Kashiwa Reysol por 3 a 1 nesta quarta-feira e comemorou o resultado que deu vaga na final do Mundial de Clubes, mas reconhece que precisa melhorar para voltar do Japão como campeão. Ao final da partida, realizada na cidade de Toyota, praticamente todos do elenco detectavam o (mesmo) problema a ser corrigido até domingo: ter mais posse de bola.


Contra os japoneses, a equipe da Vila já teve menos a bola no pé do que o rival: 52% x 48% para o Kashiwa. Se o próximo adversário for o Barça, que faz a outra semifinal nesta quinta-feira com o Al Sadd (às 8h30m pelo horário de Brasília), os brasileiros sabem o quão poderoso é o time espanhol trocando passes.

- Temos consciência de que temos de melhorar a questão da posse de bola. É preciso jogar mais com ela no pé e fazer o outro time correr atrás da gente - disse o capitão Edu Dracena.

Se atualmente o Barcelona é tido por muitos como o melhor time do mundo, a posse de bola talvez seja o grande trunfo de Xavi, Iniesta, Messi & Cia. Há mais de três anos que o Barça não chega ao fim de uma partida com menos posse que o adversário. A última vez foi no dia 7 de maio de 2008, quando perdeu para o Real Madrid por 4 a 1. De lá pra cá, a equipe de Pep Guardiola literalmente não dá bola para os rivais.

Mudar isso, Muricy Ramalho acha praticamente impossível. A solução é dançar conforme a música e aproveitar as chances.

- Via as estatísticas (veja no quadro ao lado) e a nossa posse de bola realmente não foi boa, apesar de não determinar o resultado. Mas precisa melhorar. Contra o Barcelona não adianta posse de bola porque a deles é alta em qualquer lugar do mundo. Temos de ser efetivos como fizemos hoje. Se a bola cair no nosso pé, temos de finalizar.

Para Elano, o Peixe deve seguir apostando na força do seu conjunto, com todos marcando e ajudando na saída de jogo. Contra o Kashiwa, em alguns momentos o meia Ganso, responsável pela armação, estava na área defensiva desarmando o ataque japonês.

- O segredo é atacar e defender em conjunto. Não podemos ficar só correndo atrás do adversário. O Barcelona é o melhor time do mundo - completou Elano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet