Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitos discutem implantação de aterro sanitário

Os prefeitos de Barra do Bugres, Wilson Francelino, de Denise, José Roberto Torres, de Porto Estrela, Benedito de Oliveira, e de Nova Olímpia, Francisco Soares de Medeiros, e o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Paraguai, Carlos Medeiros, estiveram reunidos para discutir sobre a instalação do aterro sanitário que irá atender os quatro municípios. São parceiras no projeto as usinas Barralcool e Itamaraty. O ex-prefeito de Barra do Bugres, Arnaldo Pereira, também participou da reunião.


“Havia um terreno cedido pelas usinas, porém como o local se encontra em área de amortecimento, há 7 quilômetros da reserva indígena, a Fundação Nacional do Índio (Funai) fez muitas exigências para liberar, o que seria inviável para as prefeituras”, explica Carlos.

Outra área pertencente as duas usinas, na estrada de acesso a Nova Fernandópolis, foi indicada para implantar o aterro sanitário. O local fica longe do aeroporto, conforme as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que determina pelo menos 13 quilômetros de distância de pistas de pouso. As duas usinas já reafirmaram o compromisso de disponibilizar a área.

Carlos diz que o próximo passo é a Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos, da Secretaria Estadual de Meio Ambienta (Sema) fazer a vistoria da área proposta para ver a viabilidade de sua implantação no local. De acordo com Carlos, a obra tem custo estimado em R$ 5 milhões (fora o custo do projeto e da compra do terreno) e o consórcio irá em busca destes recursos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet