Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

novos desafios

Novo comando do Bombeiros mira na Copa, mas sente falta de recursos

O Corpo de Bombeiros Militar (BM) trocou o comando responsável pela região da baixada cuiabana nesta semana com o desafio de consolidar o alcance da corporação em toda a área e, a longo prazo, iniciar os preparativos para receber com segurança a Copa do Mundo de 2014.


A análise é do próprio comandante, tenente-coronel Dércio Santos Silva, que assumiu o Comando Regional I (CR-I), o mais complexo comando do Corpo de Bombeiros, que abrange Cuiabá, Várzea Grande e outros 13 municípios. Trata-se da maior população a ser coberta pelo apoio da Corporação – mais de um milhão de pessoas. O posto era  ocupado pelo agora coronel Alessandro Ferreira, que assume a diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa.

Dércio é recifense. Ele atuava desde 2010 na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em ações como as do Comitê do Fogo. E também atuou como sub-comandante do 3º Batalhão em Rondonópolis e comandou as companhias de Cáceres e de Sorriso.

A curto prazo, segundo o novo comandante, o CR-I precisa azeitar sua operacionalidade, apesar da deficiência de recursos em termos de pessoal e equipamentos. “Otimizar os recursos é o meu grande desafio”, explica, mencionando demandas pontuais que ainda revelam a insuficiência dos recursos disponíveis, como os incêndios florestais. Dércio também foca as dificuldades internas do comando, que precisa ainda criar suas diretrizes e normas específicas.

Já a longo prazo, a Copa do Mundo é o foco da Corporação.

“Temos que mostrar em termos técnicos ao governador a demanda por pessoal e mostrar a capacidade de atendimento de que dispomos, além das projeções com números e necessidade de capacitação dos bombeiros”, declara, adiantando o projeto de convencer o Estado a destinar maior atenção ao Corpo de Bombeiros em face das dificuldades que a Corporação terá para atender demandas durante o evento mundial, quando a população na Capital crescerá a percentuais ainda não conhecidos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet