Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Projetos Vagões do Conhecimento e Ambiental atendem mais de 1,2 mil crianças em MT

Uma experiência para recordar e lições para colocar em prática. Assim podem ser definidos os projetos Vagões do Conhecimento e Ambiental, desenvolvidos pelo Instituto ALL (América Latina Logística) de Educação e Cultura que encerraram suas atividades, mas deixaram saudades em Mato Grosso. Em Alto Araguaia, Alto Taquari e Itiquira, as crianças atendidas pelo projeto tiveram experiências inesquecíveis que vão levar para a vida toda. Na passagem pelo Estado em 2011, o projeto atendeu mais de 1,2 mil discentes de 14 escolas municipais e estaduais.


Por onde passaram, os projetos mostraram que esse grande compartimento muitas vezes conhecido apenas para o transporte de cargas pode ser veículo para disseminar informações e conhecimento. Foi o que aconteceu em Alto Araguaia, primeira cidade em Mato Grosso atendida pelos projetos. Na cidade com pouco mais de 13 mil habitantes, as atividades com os vagões aconteceram de 18 a 28 de outubro. Os Vagões do Conhecimento e Ambiental beneficiaram cerca de 600 crianças somente no município. Um sucesso de atendimento conforme avaliação do Comitê de Gente.

Não demorou muito e o projeto chegou a Alto Taquari, distante cerca de 80 km de Alto Araguaia, onde a ALL também mantém um terminal de descarga e transbordo de produtos. Na cidade, o projeto foi realizado de 24 de setembro a 01 de dezembro, atendendo a Escola Estadual Carlos Irigaray Filho e a Escola Municipal Euzinha Lizardo Nunes, totalizando uma média 400 crianças, todas do ensino fundamental.

Projeto encerra em Itiquira

Para finalizar o projeto em Mato Grosso, a última cidade atendida foi Itiquira, que está em face de receber a mais nova estação ferroviária da ALL no Estado. No município foi realizado entre dias 06 e 09 de dezembro o Projeto Vagão do Conhecimento, que contou com a participação de alunos do 4º e 5º anos de escolas municipais. Durante as atividades, as crianças receberam informações sobre cultura e folclore brasileiro, relembrando personagens característicos de cada região.

Nos quatro dias foram atendidas nos períodos da manhã e a tarde as escolas José Rodrigues, Andrea Marchetti, Anfilófio de Souza Campos e Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, totalizando 230 crianças. “Muitas crianças não conheciam e ficaram deslumbradas em conhecer e entrar no vagão”, relatou a responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social do Projeto de Expansão Malha Norte da ALL, Maysa Moraes de Freitas.

Além de levar lições sobre segurança na ferrovia, o Vagão do Conhecimento tem como foco proporcionar ensinamento sobre cultura e resgate do folclore nacional e regional. As atividades no Vagão Ambiental têm como proposta falar sobre a preservação ambiental, de forma lúdica, para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica, levar conhecimento sobre recursos naturais, reciclagem e cuidados com o armazenamento e descarte do lixo e reciclagem. A aposta é despertar a consciência ambiental e, consequentemente, tornar as crianças disseminadoras da importância de se preservar o meio ambiente e de sustentabilidade.

Itinerante, os Projetos Vagões do Conhecimento e Ambiental atendem dezenas de cidades no País, beneficiando milhares de crianças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet