Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

estruturação

Governo de MT lança atlas técnico-científico geográfico

O Governo do estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Groso (Seplan), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), lançaram, na manhã dessa quinta-feira (15/12), no auditório da Seplan, o Atlas de Mato Grosso - uma abordagem socioeconomico-ecológica.


O atlas é fruto de um projeto de estruturação de informações para o Estado que começou há alguns anos. Na composição desta equipe e no planejamento das ações integradas dos vários trabalhos temáticos, o Centro de processamento de Dados de Dados do Estado (Cepromat) teve participação efetiva na construção de um diagnóstico sócio econômico ecológico, que serviu de subsídio para a confecção da obra. Trabalharam os Analistas de T.I. e Administradores de Banco de Dados do cepromat, Vicente Dias Filho e Giovane Ormond.

Segundo os dois analistas de tecnologia da informação (TI) e administradores de banco de dados, era preciso criar um banco de dados e, a partir daí, dar manutenção às secretarias, quer orientando e construindo a base de dados eletronicamente ou com o uso da ferramenta Oracle.

A intenção desse trabalho significaria manter sempre os dados integrados em uma única base de dados para que as análises e cruzamentos dessas informações fossem monitorados sistematicamente.

Conforme o analista de sistema, Vicente dias Filho, o Estado, atendendo a uma exigência do governo Federal, tinha que dispor de um órgão responsável pela estruturação e integração das informações coletadas, bem como armazená-las de forma estruturada, conforme sugeriu o Cepromat.

A coordenadora Ligia Camargo revelou que o Atlas é um instrumento de estudos, que foi elaborado através de dados técnicos científicos, produzidos com a intenção de dar maior visibilidade ao Estado, de modo a permitir que o público tenha melhor acesso a informações.

Segundo ela, o Atlas estará disponível ao público, editado em forma de livro e também nas páginas do site da Seplan. Ele será muito útil ao Estado, porque se presta ao planejamento e ao ordenamento territorial, pois é o subsídio para a gestão pública, sendo esse o principal objetivo de sua elaboração, justificou a geóloga.

Além da presença da imprensa, prestigiaram a solenidade de lançamento o secretário do Meio Ambiente, Vicente Falcão, o secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, o secretário de Transportes, Arnaldo Alves, dentre outros.

As informações são da assessoria do CEPROMAT-MT


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet