Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

ALL desenvolve programas que priorizam o meio ambiente

Junto com as obras de prolongamento da malha férrea no Projeto de Expansão Malha Norte, em direção ao município de Itiquira (Sul de Mato Grosso), a ALL – América Latina Logística tem desenvolvido programas que beneficiam o meio ambiente. Essas ações valorizam e incentivam a conservação dos recursos naturais da região, gerando benefícios para a sociedade. Os programas são desenvolvidos em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como parte do licenciamento da obra.


Em locais de Áreas de Preservação Permanente (APPs), a companhia está utilizando a técnica de Aterro Armado. Com esta técnica, a área de vegetação atingida nestes pontos é a menor possível. Outra preocupação da empresa é com a instalação de galerias ecológicas, que ao contrário dos bueiros preservam ao máximo as condições naturais.

A ALL também implantou programas ambientais de acompanhamento da obra nos trechos licenciados para controlar erosões, garantir a qualidade das águas e zelar pelas áreas úmidas. “Após identificar as necessidades e carências dos municípios, a ALL desenvolveu atividades para atender de forma específica cada local”, disse a gerente de Licenciamento e Conformidade Ambiental, Renata Twardowsky Ramalho.

O trabalho desenvolvido pela ALL resultou numa importante parceria entre a empresa e a Prefeitura de Itiquira. O convênio, que tem como parceiros também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa CIA Ambiental, possibilitou a reestruturação do Viveiro Municipal de Mudas para o plantio de árvores ao longo de toda a ferrovia, com maior atenção aos trechos que pertençam às Áreas de Preservação Permanente. O Viveiro Municipal atende também demanda da prefeitura e da própria comunidade local.

Para preservar e manter a vegetação das matas ciliares ao longo da ferrovia, a companhia desenvolve programas na faixa de domínio. “Nas áreas próximas à ferrovia, ou seja, na faixa de domínio, o plantio de árvores ao longo de toda a ferrovia ameniza os impactos ao meio ambiente e à comunidade”, detalha Renata.

ÁGUA E FAUNA

As ações de foco ambiental desenvolvidas à medida em que a ferrovia avança em Mato Grosso também fazem um controle constante dos recursos hídricos por meio do Monitoramento da Qualidade de Água e Sedimentos, que consiste em acompanhamentos da qualidade da água antes, durante e depois da execução da obra.

Outra importante ação tem como destaque a fauna do cerrado mato-grossense, com o Programa de Monitoramento de Fauna Bioindicadora, realizado periodicamente. O objetivo é avaliar alterações nas populações e comunidades da fauna local com a chegada do empreendimento ferroviário. A ALL também desenvolve o programa de salvamento de fauna, que é realizado antes da chegada das obras, segundo Renata: “Usamos critérios e procedimentos relativos ao manejo de fauna em áreas de influência de empreendimentos”, conclui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet