Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

europa em alerta

Países europeus registram mais 24 casos de gripe suína

Países europeus registram mais 24 casos de gripe suína
Neste domingo, Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido registaram novos casos de gripe suína, oficialmente denominada influenza A (H1N1). Ao todo, 24 casos foram registrados no continente neste domingo, o segundo mais atingido pela epidemia que, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), afeta 17 países com 787 casos e 20 mortes --19 no México e uma nos Estados Unidos.


O Ministério da Saúde italiano confirmou neste domingo o segundo caso de gripe suína na Itália, depois de anunciar na véspera que a primeira pessoa contagiada já está recuperada. O novo paciente é um jovem de 25 anos, vindo do México.

Segundo uma nota do Ministério da Saúde, ele já está bem e foi tratado com antivirais. O paciente está agora isolado em casa com a companheira sob tratamento profilático, em Roma.

"O aumento dos casos na Itália estava previsto, mas não desperta preocupação, porque este novo vírus tem sintomas mais leves que os do vírus da gripe sazonal, e porque a Itália já tem reservas suficientes de remédios para tratamento", diz o comunicado.

Além disso, o ministério lembra que já foram tomadas "todas as medidas preventivas necessárias para limitar a propagação vírus em nosso país".

Espanha

A Espanha é o país europeu mais atingido pelo vírus até o momento. Segundo o governo, o número de casos confirmados de gripe suína subiu 50% para 40, com seis pacientes internados.

"Um total de 34 pacientes, dos 40 casos confirmados até o momento, receberam alta ou já estão em casa", afirma um comunicado do Ministério de Saúde, segundo o qual "todos os casos apresentaram um quadro clínico leve e uma resposta favorável ao tratamento".

Além disso, 83 pacientes estão em observação, à espera dos resultados dos exames que devem determinar se contraíram o vírus da gripe suína.

O balanço espanhol anterior era de 99 casos suspeitos e 20 confirmados.

Todos os casos, indica o ministério, apresentaram um quadro clínico leve e uma resposta propícia ao tratamento.

Com a exceção de dois casos, um na Catalunha e outro em Castela-La Mancha, os outros são de pessoas que estiveram recentemente no México.

Reino Unido

O número de casos de gripe suína subiu também no Reino Unido, com um novo caso reportado na Escócia.

Autoridades escocesas afirmaram neste domingo que o caso tem relação com uma viagem recente a local foco da epidemia. Segundo as autoridades, o paciente visitou recentemente o Texas, um dos 21 Estados americanos com casos da doença.

Somente dois dos 16 casos de gripe suína registrados no Reino Unido foram resultado de transmissão dentro do território. Todos os demais são de pacientes que visitaram locais com surto do vírus.

Alemanha

As autoridades de saúde da Alemanha também aumentaram o saldo de infectados pelo vírus influenza A (H1N1).

Os dois novos pacientes são um casal do Estado de Brandeburgo que tinha viajado no mesmo avião que outro cidadão, de Hamburgo, que foi diagnosticado anteriormente com a doença. O casal apresenta sintomas leves da gripe, disseram fontes médicas.

Os oito casos até agora confirmados na Alemanha evoluíram positivamente e alguns deles receberam alta poucos dias após serem internados para receber tratamento.

Cinco desses casos foram registrados na Baviera, onde também houve dois contágios de pessoa a pessoa, em uma enfermeira que tinha tratado um paciente com o vírus e um homem que compartilhou quarto com o mesmo.

Apesar da evolução positiva dos pacientes e de a doença só ter se mostrado de forma leve na Alemanha, o presidente do Instituto Robert Koch, Jörg Hacker, advertiu que não se deve baixar a guarda.

A OMS registra ainda casos da doença no México (506), Estados Unidos (160), Áustria (1), Canada (70), China (1 em Hong Kong), Costa Rica (1), Dinamarca (1), França (2), Alemanha (6), Israel (3), Holanda (1), Nova Zelândia (4), Coreia do Sul (1), Espanha (13), Suíça (1) e Reino Unido (15).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet